Tatu

Ex-atacante do Corinthians

Altino Marcondes, o ex-atacante Tatu do Corinthians, nasceu em Taubaté em 16 de julho de 1898 e faleceu na cidade do Vale do Paraíba vitimado por uma tuberculose em 25 de maio de 1932. Vestiu a camisa alvinegra em 92 jogos segundo o Almanaque do Corinthians de Celso Unzelte com 74 vitórias, sete empates, 11 derrotas e 63 gols marcados.
Grande driblador, começou a carreira no Taubaté. No Parque São Jorge, foi tricampeão paulista em 1922, 23 e 24, autor do gol sobre o Paulistano que garantiu a taça de 1924. Antes de pendurar as chuteiras, defendeu o Vasco e a Lazio, da Itália.
Defendeu a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1922. Segundo o livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, fez cinco jogos pelo Brasil com quatro vitórias, um empate e um gol marcado.
Por Marcelo Rozenberg


Estes jogadores ajudaram o Corinthians a conquistar o primeiro dos três tricampeonatos paulistas de sua história, em 1924. A consagração veio no dia 11 de janeiro de 1925 após vitória sobre o Paulistano por 1 a 0 no estádio do Jardim América, gol de Tatu. A foto, no entanto, não é do dia da decisão. Em pé estão Gelindo, Rafael, Rueda, Colombo, Del Debbio e Ciasca; ajoelhados vemos Peres, Neco, Pinheiro, Tatu e Rodrigues. Foto: arquivo do Corinthians
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES