Taborda

Ex-zagueiro e volante do Corinthians, Portuguesa e Nacional do Uruguai
por Marcelo Rozenberg
 
Martín Artigas Taborda de Oliveira, o ex-zagueiro e volante Taborda, nasceu em San José de Mayo, no Uruguai, em 14 de abril de 1956.
 
Aposentado, reside em sua cidade natal, após ter trabalhado como motorista de caminhão, segundo informou o ex-goleiro Rodolfo Rodríguez em 2008.

Após um começo de carreira promissor em seu país, pelo Nacional de Montevidéu, despertou o interesse do Corinthians. O sonho do então presidente alvinegro Vicente Matheus era trazer Paulo Roberto Falcão para vestir a camisa 5. Mas o valor foi impeditivo e Matheus tentou uma segunda cartada, por outro jogador do Internacional, Batista, mas a tentativa também foi frustrada.
 
Assim, sem as duas primeiras opções, Taborda chegou ao Parque São Jorge, mas não conseguiu se firmar, atuando entre 1978 e 1979 para em seguida ser emprestado ao Coritiba e depois ao Sport. O principal problema é que Taborda era um quarto-zagueiro de origem, e começou na equipe na função de volante, onde não rendeu o esperado.
 
Retornou ao Corinthians em 1981, permanecendo no clube até 1982, quando foi transferido para a Portuguesa de Desportos, em uma negociação envolvendo o também zagueiro uruguaio Daniel González, já falecido, que veio para o Corinthians. 
 
Durante o período em que esteve no Canindé, Taborda ainda foi emprestado ao Juventude (em 1983), retornando à Lusa em 1984, ano em que encerrou sua carreira.


 
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 44 jogos, sendo 17 vitórias, 14 empates e 13 derrrotas. Marcou dois gols.

Fonte: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES