Suzane Carvalho

Piloto brasileira
por Marcos Júnior
Suzane Carvalho começou sua carreira como piloto em 1989, no kart, sagrando-se campeã brasileira no mesmo ano e carioca no ano seguinte.
 
Antes disso, Suzane, que nasceu no Rio de Janeiro em 26 de dezembro de 1963, teve uma longa carreira como atriz, iniciando em propagandas com apenas um ano e meio de idade.
 
Oriunda de uma família de artistas (Suzane é filha da atriz Lia Farrel e irmã da atriz Simone Carvalho) atuou em teatro, cinema e televisão, tendo participado de três novelas: O homem proibido, Champagne e Vereda Tropical.
 
Também foi produtora teatral, de duas peças, no Rio de Janeiro e São Paulo.
Mas o grande sonho de Suzane estava ligado às pistas, e ela se entusiasmou com a idéia após ler o anúncio de um curso de pilotagem de kart
 
Depois do kart, Suzane alçou voos maiores, aperfeiçoando-se em duas escolas de pilotagem, a ALPIE em São Paulo e a SPENÀRD-DAVID no Canadá, chegando à Fórmula 3 Sul-Americana, categoria mais importante do automobilismo Sul-Americano na ocasião.
 
Competiu também pelas Fórmulas 1600, Fórmula Ford, Fórmula 2000 Canadense e Fórmula 2000 Italiana e foi a primeira piloto do Brasil a utilizar o distintivo de um clube de futebol em um carro de corrida: o do Botafogo-RJ.
 
Em 1992 realizou seu primeiro campeonato completo, participando da Categoria B da Fórmula 2, sagrando-se campeã brasileira e sul-americana, primeira conquista de uma mulher na categoria, feito que lhe rendeu a inclusão de seu nome no Guines Book.
 
Em 1993 participou das Mil Milhas de Interlagos, subindo ao pódio com o terceiro lugar, guiando um carro de Stock Car, feito repetido no ano seguinte, a bordo de um protótipo VW.

Em 1995 disputou o Campeonato Argentino Copa de Damas, conquistando três vitórias, ficando com o título Moral, pois não tinha permissão para pontuar no campeonato.

    

Em 1996 obteve três vitórias das quatro etapas que disputou no Campeonato Carioca de Turismo
     
Fez a temporada completa de 1997 no Carioca de Turismo, conquistando pole e sempre disputando as primeiras posições, mas ela diz que sofreu muito preconceito e que foi muito frequente os pilotos a tirarem deliberadamente da pista.
 
De volta ao exterior, em 1998, correu em diversas pistas inglesas, competindo pela Fórmula Palmer Audi e no Campeonato Inglês de Vectra.
 
O grande salto na carreira de Suzane aconteceu em 199, ano em que participou de cinco etapas do Campeonato Pan-Americano da Fórmula Indy Ligths.
 
`Um carro de 500 cavalos de potência e apenas 650 quilos. Acertei um patrocinio com o UOL para correr meia temporada em 2000 da ILP. A maioria das corridas foram no México e também corremos no circuito oval de Colorado Springs, nos Estados Unidos. Foi a primeira vez que corri em oval e ADOREI! Foi o carro mais forte que guiei, era como que domar um ´touro´!´
Entre  2001 e 2002 participou de algumas etapas de Kart e em Campeonatos de Turismo no Brasil, como a Copa Clio.
 
Recebeu convites de equipes para correr tanto na Fórmula 1 (Larrousse e Minardi) e na Fórmula Indy, mas não conseguiu dinheiro necessário para ingressar em uma das categorias máximas do automobilismo.
 
Atualmente comanda seu Centro de Treinamento de Pilotos (desde 2003), ministrando aulas na formação e treinamento de pilotos de Kart, Turismo, Fórmula, Protótipo, e também de Direção Defensiva/Evasiva, além de manter uma equipe de competição de Kart.
 
Também escreveu um livro em que ensina técnicas de pilotagem de kart, intitulado Curso de Pilotagem de Kart - Pilotando e Acertando um Kart, em sua segunda edição.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES