SPAC

São Paulo Athletic Club, o primeiro campeão paulista de futebol

O clube se estabeleceu na região onde hoje fica a rua da Consolação, em São Paulo, e lá mantém sua sede até hoje. Passou a praticar o futebol graças a Charles Muller, um de seus sócios mais famosos responsável por trazer da Europa a primeira bola para o Brasil em 1894 após conhecer o esporte durante um período de estudos na Inglaterra. Trouxe também um livro de regras.
Em abril de 1895, Muller organizou a primeira partida de futebol disputada no Brasil, em um campo situado na antiga Várzea do Carmo, em São Paulo. Em campo, com dois gols dele, o time formado por funcionários da São Paulo Railway goleou a Companhia de Gás por 4 a 2.
Os jogadores vencedores passaram então a se reunir periodicamente para treinar. E tempos depois, a enfrentar em amistosos times como Germânia, Paulistano e Mackenzie, que no início do século XX deram origem à Liga Paulista de Futebol, embrião da atual Federação Paulista de Futebol.
Em 1902, o SPAC venceu o primeiro Campeonato Paulista da história. Na decisão, no dia 26 de outubro, derrotou o Paulistano por 2 a 1 no campo do Velódromo, com dois gols de Charles Muller. O time viria a repetir o feito em 1903, 1904 e 1911. Em 1912, encerrou suas atividades no futebol. Segundo John Mills, historiador do SPAC, devido ao profissionalismo marrom que já havia sido instituído na Liga, e que contrariava os estatutos do clube, que pregavam o amadorismo completo.
Atualmente, o SPAC reúne aproximadamente 900 sócios, 75% deles britânicos ou filhos de britãnicos, que praticam diversos esportes como futebol, squash e hóquei.
Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES