publicidade

Silvia Vinhas

Jornalista
por Marcos Júnior Micheletti
 
A jornalista Silvia Vinhas foi a primeira mulher brasileira a cobrir eventos de automobilismo, especificamente a Fórmula Indy, pela Band, na década de 90, e atualmente trabalha no Bandsports, é âncora do telejornal Conectado (no canal Mega TV/SP) e do Opinião Livre, da TV Unip.
 
Paulista da cidade de Monte Azul Paulista, próxima a Ribeirão Preto, Silvia Vinhas formou-se em Odontologia, profissão que exerceu por cinco anos antes de tornar-se jornalista. Ela morou em Santos, pois seu pai, Paulo Vinhas (já falecido), era Delegado Especial na Baixada Santista.
 
Silvia Vinhas foi casada com o jornalista e narrador Luciano do Valle, com quem começou a trabalhar na década de 80, na Rede Bandeirantes de Televisão, nas coberturas dos Jogos Olímpicos de 1984 (Los Angeles) e no Mundial de Basquete Feminino de 1988, na Malásia.
 
Foi correspondente da Band nos Estados Unidos, e em 1992 era a repórter da emissora do Morumbi quando Ayrton Senna testou um carro da Indy a convite de Emerson Fittipaldi no circuito de Firebird, em Phoenix (Arizona). Silvia Vinhas fez uma reportagem ampla com os dois pilotos brasileiros em um momento em que Ayrton ainda não havia definido se permaneceria ou não na F1, pois buscava um motor mais competitivo para a McLaren, que contava com uma versão menos potente do Ford V8 em relação à Benetton, do então promissor Michael Schumacher. Isso sem contar a Williams, que dominava a categoria, impulsionada pelos propulsores franceses da Renault.
 
Silvia retornou ao Brasil em 1993 e esteve à frente de vários programa da Band, primeiro no bem sucedido "Verão Vivo" e depois no "Valle Tudo", grafado desta forma mesmo, alusão ao nome de Luciano do Valle.
 
Também foi correspondente da Band nas Copas de 1994 (nos Estados Unidos) e 1998 (na França) e nos Jogos Olímpicos de 1996 (em Atlanta) e 2000 (em Sydney).
 
Ainda na Band, apresentou os programas Band Sport, Faixa Nobre e Show do Esporte, este último ao lado de Elia Júnior e Fernando Vanucci.
 
Teve uma passagem entre 2000 e 2004 pelo SBT, onde atuou como repórter e apresentadora. Voltou à Band para trabalhar no Bandsports News, como comentarista e apresentadora e também em um novo programa, o Bandsports Golf Club.
 
Entre 2006 e 2011 dividiu a bancada do São Paulo Acontece com José Nello Marques, um programa diário de prestação de serviços ainda pela emissora do Morumbi.
 
Além de trabalhar no Bandsports, desde 2010 é âncora do telejornal Conectado,no canal Mega TV/SP e do Opinião Livre, da TV Unip.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT
Abaixo, reportagem de Silvia Vinhas com Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi em 1992. Na ocasião, Senna testou um carro da Indy a convite de Emerson, no circuito de Firebird, em Phoenix (Arizona).


Abaixo, Silvia Vinhas como repórter da Band em 1992, nas 500 Milhas de Indianápolis, entrevistando Paul Newman e Vera Boesel, esposa de Raul Boesel

    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES