Silva

Ex-ponta-esquerda do Vasco, CRB, Sport e CSA
Silva, o Averaldo Dantas da Silva, marcante ponta-esquerda do futebol alagoano e também do Vasco da Gama, nos anos 60, hoje vive em Maceió, bairro do Farol. Silva está cursando faculdade de contabilidade. Casado, pai de três filhos (duas mulheres e um homem) e avô de um neto, Silva é contador da Secretaria de Estado de Assitência Social.
Nascido no dia 9 de maio de 1948, na bela capital alagoana, Silva deu seus primeiros passos no futebol jogando futebol na rua, ainda menino. Passou pelo Bebedourense e chegou ao CRB, onde teve chance na equipe profissional com o técnico Claudinho.
Em 1965, ele foi apontado como a maior revelação do futebol de Alagoas. Logo em seguida, foi cobiçado pelo Sport Club do Recife, mas o time da Pajuçara, que, contando com o bom futebol do ponteiro, foi campeão alagoano de 1969.
O CRB só não teve como impedir a ida de Silva ao Vasco da Gama. O ponta chegou a viver bons dias no time de São Januário, principalmente com o técnico Gentil Cardoso.
Com a chegada de Paulinho de Almeida ao clube cruz-maltino, Silva perdeu espaço, foi parar no banco e logo depois se transferiu para o Olaria. Pelo time da Rua Bariri, Silva foi destaques em viagens do time ao exterior.
Silva só perdeu espaço no time carioca com a chegada de um velho conhecido: Paulinho de Almeida, ex-técnico do Vasco e que fora contratado para comandar o Olaria.
Embora fosse muito habilidoso, Silva não despertava admiração em Paulinho de Almeida. Por causa disso, o ponteiro se transferiu para o Sport de Recife, a mesma equipe que o cobiçou no início de carreira.
A passagem pelo time pernambucano não foi longa. Silva retornou ao futebol alagoano, onde defendeu o CSA, em 1971. Como o bom filho à casa torna, o atacante voltou ao CRB no ano seguinte. Foi campeão pelo alvi-rubro da Pajuçara em 1972, 1973, 1976, 1977, 1978 e 1979.
Silva costumava marcar muitos gols e era um especialista em cobranças de pênaltis. Mostrou isso principalmente quando jogou pelo CRB.
por Rogério Micheletti
Fonte: Museu dos Esportes/Colaboração: Anderson, pesquisador de Maceió (AL)
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES