Sigfried

Ex-meia-atacante do Borussia Dortmund e Seleção Alemã
por Gustavo Missura/do blogdabola.com
Nascido no dia 7 de agosto de 1942, em Freudenthal, Sudetenland, região que hoje pertence à República Tcheca, Sigfried Held foi jogador de destaque pelos clubes que defendeu em sua carreira, principalmente o Borussia Dortmund, e jogou 41 vezes pela seleção da Alemanha, incluindo aparições nas Copas do Mundo de 1966 e 1970. Após aposentar-se como jogador em 1981, Held tornou-se treinador de futebol, tendo comandado clubes de diferentes países e as seleções nacionais de Malta e da Tailândia. Hoje, Siggi Held trabalha no Borussia Dortmund, onde é responsável pela relação do clube com seus torcedores.
Nos tempos em que era jogador, Held jogava como meia-atacante e era detentor de grande habilidade e capacidade técnica. Dentro de campo destacava-se por suas características e teve muita importância para a seleção alemã que foi finalista da Copa de 1966.
O início de sua trajetória como profissional nos gramados foi com um clube chamado Kickers Offenbach, onde atuou entre 1963 e 1965. Transferiu-se para o Borussia Dortmund após seu promissor início de carreira e ficou no clube até 1971, voltando após este período para o Kickers Offenbach. Em 1977, porém, Held de novo defendeu as cores do Borussia Dortmund, dessa vez por duas temporadas apenas. Antes de encerrar sua carreira, Held ainda atuou por Prússia Münster e Bayer Uerdingen, sendo este seu último clube na vida de jogador profissional.
Pouco conhecido no Brasil, talvez por não ter conquistado muitos títulos nos anos em que jogou profissionalmente, Held nunca deixou de ser visto como um grande jogador em sua terra natal principalmente pela refinada técnica e domínio de bola que tinha e, por isso, sempre esteve presente nos elencos que a Alemanha formava para defender o país em competições internacionais. Na Copa do Mundo de 1966 ele era o camisa 10 da seleção alemã e comandava o meio-campo do time que foi vice-campeão mundial naquela oportunidade.
Talvez se Siggi Held tivesse atuado pelo Bayern de Munique, principalmente nos anos em que o grande Franz Beckenbauer era a maior estrela do clube da Baviera, sua carreira também tivesse sido marcada por muitos títulos e não somente por sua capacidade individual.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES