Sidney Cotrim

Ex-técnico de basquete e futebol
por Túlio Nassif
Filho do senhor Aristóteles Malmegrim e da dona Leonídia Cotrim Malmegrim, o ex-técnico de basquete e futebol Sidney Cotrim Malmegrim, nasceu no dia 26 de abriu de 1933, na cidade de São Carlos, São Paulo. Atualmente reside em Atibaia, cidade situada também no interior de São Paulo.
A paixão pelo esporte o levou a escolher o curso de Educação Física, como futura profissão e, em 1952, formou-se pela Faculdade de São Carlos.
Posteriormente, em 1954, foi professor e técnico-fundador da primeira equipe de basquete de Atibaia de ambas as modalidades, masculino e feminino.
Já em 1959, se dedicou a Associação Prudentina de Esportes Atléticos, exercendo a profissão de preparador físico. No ano seguinte, assumiu o cargo de técnico da equipe, onde conquistou o acesso à primeira divisão do estadual, ao vencer a Ponte Preta.
Sendo assim, em 1962, ficou conhecido por ser o primeiro professor de Educação Física a assumir uma equipe profissional no estado de São Paulo.
A partir daí, comandou a Ferroviária de Botucatu (em 1962), o Corinthians de Presidente Prudente (em 1963), o Bragantino (em 1964), o Barretos (em 1965), a Ponte Preta (em 1966) e com a boa experiência, chegou a Seleção Paulista de Novos, onde excursionou pelas Américas Central e do Sul.
No ano de 1967, participou como professor-conferencista no Curso Internacional de Educação Física, na cidade de Santos.
De 1968 a 1973, foi Inspetor Regional de Esportes e Recreação, fundador da Inspetoria Regional de Atibaia.
Três anos mais tarde, em 1976, sagrou-se técnico campeão estadual de ginástica olímpica infantil, na Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.
Aceitou a proposta do Comercial-SP, no ano de 1977, e foi treinar a equipe de Ribeirão Preto. No mesmo ano, mais uma vez pela Seleção Paulista de Novos, levou o time para jogos em terras europeias e asiáticas.
Teve fôlego para treinar, em 1978, o Atlético-PR.
Com muito esforço, conseguiu em 1979, ser Bacharel em Direito, realizado na cidade de Franca-SP. Ainda em 1979, assumiu o SAAD, quando o time representava a cidade de São Caetano do Sul.
Sidney Cotrim chegou a ser presidente do Barretos e logo em seguida largou o cargo e sentou no banco de reservas, para comandar mais uma vez a equipe, tudo isso no ano de 1979, onde permaneceu até 1980.
Acabou indo para o Internacional de Bebedouro, encerrando carreira em 1981.
Entre 1988 e 1990 foi Secretário de Esportes e Turismo da Prefeitura da Estância de Atibaia e Diretor do Departamento de Esportes na Secretaria de Lazer de Atibaia, no período de 2004 a 2005.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES