Sidmar

Ex-goleiro do Guarani, XV de Piracicaba, Portuguesa e Bahia
por Rogério Micheletti
 
Nascido no dia 13 de junho de 1962, Sidmar Antônio Martins, o Sidmar, ex-goleiro do São Paulo, Guarani, XV de Piracicaba (SP), Bahia, Portuguesa, Grêmio e Shimizu (Japão), mora em Londrina (PR).

Na "Cidade do Café", Sidmar trabalhou dois anos como administrador do Centro de Treinamento Nichika, que tinha como donos empresários japoneses. Agora, o ex-arqueiro pretende voltar a ser treinador de goleiros, função que já desempenhou no Japão.

"O meu objetivo agora é voltar a preparar goleiros. Já tive a oportunidade de trabalhar nesta função por oito meses no futebol japonês", diz Sidmar, que começou a carreira no São Paulo, no final dos anos 70.

Em 83, o goleiro, juntamente com o meia Éverton, foi envolvido em negociação com o Guarani, na qual o centroavante Careca veio para o Tricolor do Morumbi.

Depois de dois anos no Guarani, Sidmar transferiu-se para o XV de Piracicaba (SP), clube que defendeu até 1988, ano que foi emprestado ao Bahia.

"Disputei todo o Campeonato Brasileiro de 88 como titular do Bahia, mas acabei ficando fora das finais. O meu contrato terminou e a Portuguesa comprou o meu passe no fim do empréstimo", recorda.

Em 90, Sidmar acabou sendo contratado pelo Grêmio, que foi eliminado nas semifinais do Brasileiro pelo São Paulo. Dois anos depois, ele retornou ao XV de Piracicaba (SP), e, em seguida, acertou sua ida para o Shimizu (Japão).

"O Leão, que era o técnico, pediu a minha contratação para o Shimizu. A equipe tinha outros brasileiros e a adaptação foi fácil."
Além de Sidmar e do técnico Emerson Leão, o Shimizu contava com Ronaldão (ex-São Paulo), o meia Toninho (ex-Portuguesa e XV de Jaú), o zagueiro Marco Antônio (ex-Ferroviária, Corinthians, Sport e Palmeiras) e Edu Manga.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES