Shaquille O´Neal

Um dos maiores pivôs da história da NBA
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nascido no dia 6 de março de 1972 em Newark, no Estado americano de New Jersey, Shaquille Rashaun O`Neal, conhecido como Shaq, é considerado um dos maiores pivôs da história da NBA. Com passagens por Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, O`Neal já conquistou quatro títulos da Liga Americana de Basquete. No dia primeiro de junho de 2011, anunciou sua aposentadoria através de um vídeo postado em sua página do twitter. Após aposentar-se das quadras, o ex-jogador assumiu o desafio de tornar-se comentarista de basquete, no canal TNT, ao lado do também ex-atleta Charles Barkley.
Com uma infância difícil, com seu pai, José Toney, lutando contra o vício de drogas e preso por porte de drogas, O`Neal tinha tudo para ter uma péssima criação. Mas, a educação dada pela mãe Lucille O`Neal e o padrasto Phillip A. Harrison, permitiram que o jovem ficasse longe dos problemas do pai. Em 1994, Shaquille lançou um álbum de rap. Em uma das faixas do disco, ele expressou seus sentimentos sobre o pai biológico, dizendo "Phil é meu pai?.
Ainda no colégio, na década de 80, Shaquille já mostrava todo seu talento pelo esporte ao conseguir 68 vitórias e apenas uma derrota, em partidas que disputou pela Linton Middle School.
Logo em seguida, foi para a Universidade de Luisiana, onde começou a cursar Administração de Empresas, mas deixou a LSU para prosseguir sua carreira na NBA. O`Neil retornou aos estudos uma década depois, até se formar no ano 2000.
A primeira equipe do atleta foi o Orlando Magic, em 1992. Nessa mesma temporada, as médias de 23,4 pontos e 13,9 rebotes por jogo deram a Shaq uma vaga no All-Star Game, o que lhe rendeu o prêmio de melhor calouro do ano.
Ainda em 1992, Shaquille ficou famoso por ter destruído duas tabelas após enterradas com seus 147 kg.
Em sua segunda temporada, O`Neal fechou o ano com uma incrível média de 29,4 pontos, sendo eleito um dos melhores jogadores da liga, que contava com os astros Michael Jordan, Scottie Pippen e Patrick Ewing.
Novamente votado para participar do All-Star Game, Shaq anotou o primeiro Triplo-Duplo de sua carreira, dois dígitos em três fundamentos na mesma partida, anotando 24 pontos, pegando 28 rebotes e dando 15 tocos.
Em 1995, O`Neal levou o Orlando ao título da Conferência Leste, chegando as finais dos playoffs. Porém, o Magic foi derrotado pelo Houston Rockets do também pivô Hakeem Olajuwon, um dos maiores de todos os tempos.
Depois da temporada 1995-96, Shaquille O`Neal assinou contrato com o time que teria maior sucesso em sua carreira, o Los Angeles Lakers.
Valendo 121 milhões de dólares, Shaq chegava num time que estava se reconstruindo, com expectativas realizar playoffs, mas sem visar a final da NBA.
No mesmo ano, Shaquille conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Atlanta, pela Seleção dos EUA.
Na temporada seguinte, o desconhecido Kobe Bryant chegou a equipe para fazer dupla com Shaq, mas o Lakers fez novamente uma temporada regular.
Já em 1999, a equipe de Los Angeles contratou o técnico vencedor Phil Jackson e deu início a supremacia dos Lakers, com o tricampeonato 1999-00, 2000-01 e 2001-02. Shaquille ganhou o MVP, jogador mais valioso, das três finais.
Seu recorde de pontos num só jogo foi estabelecido no seu dia de aniversário em 1999, no clássico regional entre Lakers e Clippers. O`Neal marcou 61 pontos, tornando-se um dos poucos jogadores a atingir tal marca.
Formou dupla quase imbatível com Kobe Bryant no Lakers, mas a a falta dos títulos nas duas temporadas seguintes criou um clima ruim e uma crise enorme no Lakers de 2004, que contava com as estrelas Gary Payton e Karl Malone. No meio dessa crise, O`Neal pediu uma extensão de contrato de 100 milhões por 3 anos e acabou gerando uma enorme briga entre Bryant e ele. Sendo assim, a direção do Lakers preferiu negociar Shaquille com o Miami Heat.


Na sua primeira temporada no time, mesmo machucado, O`Neal liderou a equipe às finais da conferência, nas quais perdeu para o Detroit Pistons, no último jogo da série.
Na temporada 2005-06, Shaq formou uma nova grande dupla, desta vez com Dwyane Wade, levando o time às inéditas finais e ao inédito título da NBA, derrotando o Dallas Mavericks.
As contusões continuaram interferindo em sua carreira e O`Neal acabou se transferindo, em 2008, para o Phoenix Suns. Fazendo trio com Steve Nash e Amore Stoudemire, Shaquille ajudou a equipe a chegar aos playoffs, mas não conseguiu ir além da primeira rodada.
Na mesma temporada, Shaq foi convocado novamente para o All Star Game, ganhando o prêmio de MVP do jogo, juntamente com seu antigo companheiro Kobe Bryant.
Em 2010, assinou contrato com o Boston Celtics, com a esperança de conseguir se recuperar das lesões. Pele equipe, O´Neal faz parte do chamado "Big Five?, o quinteto fantástico, com os grandes jogadores Rajon Rondo, Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett.
Clique aqui e confira imagens do Memorial do Basquete de Springfield, nos EUA
Confira o momento em que Shaquille O´Neal destruiu a tabela com uma enterrada

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES