Sérgio de Andrade, o Arapuã

Grande jornalista, publicitário e escritor

Sérgio de Andrade, o Arapuã, faleceu em São Paulo, aos 81 anos, em 2 de outubro de 2009, vítima de câncer.
Arapuã, que nasceu em São Paulo, passou sua infância e adolescência no Paraná, nas cidades de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.
Formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), foi no jornalismo que ele se destacou, primeiro como repórter e redator de "O Mundo Esportivo", de Geraldo Bretas e, depois, no "Diário da Noite".
Mas foi a partir do seu trabalho no "Úlitma Hora", nos anos 60 que Arapuã ganhou mais notoriedade, principalmente por sua coluna humorística chamada "Ora, bolas!", onde satirizava a política, os costumes, e o mundo esportivo, principalmente o futebol. Esta coluna, aliás, era a mais lida do jornal.
Também escreveu programas para rádio e TV.
Com a abertura política, Arapuã foi figura marcante em trabalhos de marketing para as campanhas de Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e José Serra, entre outros.
O mundo da publicidade também foi palco do talento de Arapuã. Ele foi agraciado com mais de 150 prêmios, nacionais e internacionais.
Publicou os seguintes livros: "Ora, bolas!"; "Como vencer eleições usando TV e Rádio"; "O futebol dos imbecis e os imbecis do futebol" e "Entre outras mil".
O último trabalho do saudoso Arapuã, foi na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, onde começou a trabalhar em 2006, mas ultimamente estava afastado, devido ao seu estado de saúde.

por Marcos Júnior

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES