Serafim

Ex-lateral-esquerdo do São Paulo

por Gustavo Grohmann

João Vieira do Santos, o Serafim, zagueiro titular do São Paulo no dia 15 de novembro de 1964, na goleada por 5 a 2 sobre o Palmeiras em jogo válido pelo Paulistão daquele ano (Dias, Zé Roberto, Del Vecchio ? dois gols ? e Tarciso ? contra ? marcaram para o São Paulo. Dudu e Rinaldo descontaram para o Palmeiras), atualmente mora em Morrinhos (GO), onde está aposentado. Um de seus filhos é fazendeiro.

Serafim iniciou sua carreira na adolescência. "Comecei aos 15 anos de idade, no amador do América de Morrinhos. Em 1961, aos 21 anos, passei a jogar profissionalmente, contratado pelo Uberlândia Esporte Clube, lembra o ex-zagueiro.

Em maio de 1964, Serafim foi contratado pelo São Paulo e lá ficou até agosto de 1965. Foram 20 jogos com a camisa tricolor (9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas) e apenas um gol marcado, na goleada de 4 a 1 contra a Associação Bancária de Esportes (em 1966 mudou o nome para Fernandópolis FC), da cidade de Fernandópolis, no interior de São Paulo, em um amistoso estadual. Da Silva (balançando a rede duas vezes) e Zé Roberto marcaram os outros gols são-paulinos.

No Tricolor, ele brigava pela posição com Ilzo Néri, Tenente, Riberto e Edilson. Deles, já morreram Riberto e Tenente.

Do São Paulo, se transferiu para o União Bandeirantes (PR), onde foi campeão da Segunda Divisão e duas vezes vice-campeão estadual. "Encerrei a carreira lá mesmo no União Bandeirante, em 1970, aos 30 anos?, recorda o ex-atleta.

Serafim é casado com Lizarda Rosa dos Santos, tem três filhos (Navarro, Beuber e Nardo) e sete netos (Gabriela, Lucas, Pedro Paulo, João Pedro, João Neto, Isabela e Ana Paula).

ver mais notícias

Pelo São Paulo:

Serafim atuou pelo Tricolor Paulista entre 1964 e 1965. Foram 20 jogos, sendo 9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Marcou 1 gol.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES