São Januário

O estádio Vasco da Gama
por Diogo Miloni
Pouca gente conhece o estádio Vasco da Gama por seu nome oficial, que é o mesmo do clube cruzmaltino. Mas quando se fala em São Januário, logo vem à tona a imagem da arena, popularmente conhecida como Colina, localizada na região de São Cristóvão.
Santo de origem italiana, San Gennaro (em latim) era um jovem bispo de Miseno, cidade próxima de Nápoles, no sul da Itália. Perseguido pelo imperador romano Diocleciano, que ordenou uma feroz caçada aos cristãos em meados do ano 305, acabou sendo decapitado e teve parte de seu sangue guardado em uma ampola. Desde então, criaram-se mitos sobre as qualidades divinas do mártir, atribuindo a ele milagres de salvação da cidade napolitana que vivia sob o temor das erupções do vulcão Vesúvio.
O estádio carioca não ganhou sua alcunha por relação direta com o representante cristão, mas sim pela Rua São Januário, uma das principais vias de acesso para quem deseja assistir o Gigante da Colina. Porém, a trajetória de fé do bem-aventurado pode ser encontrada também na confiança dos vascaínos em seu "templo de jogo?.
Até a década de 20, o Cruzmaltino mandava seus jogos no campo do Andaraí, posteriormente cedido ao América. Porém, uma das crenças dos torcedores era contar com seu próprio lar, ideia que se tornou possível graças à mobilização de vascaínos que reuniram dinheiro para comprar um terreno e levantar a arena.
Inaugurado em 21 de abril de 1927, o estádio Vasco da Gama teve como partida de estreia um grande duelo entre Rio e São Paulo: o Cruzmaltino recebeu o Santos e não teve grande sorte na data festiva, perdendo por 5 a 3 para os alvinegros da Baixada. O primeiro tento foi anotado pelos adversários, num belo chute de Evangelista, já o gol carioca foi marcado por Galego. No ano seguinte, foi a vez dos refletores serem apresentados ao público. O Vasco recebeu o Wanderers, do Uruguai, e venceu com um gol olímpico do ponta-esquerda Santana. Aliás, acredita-se que a expressão para o arremate direto do escanteio tenha sido criada neste encontro, pois os celestes eram os atuais campeões de futebol nos Jogos Olímpicos.
O resultado mais elástico de São Januário foi em 6 de setembro de 1947, com o placar Vasco 14 a 1 no Canto do Rio, quando o grupo vascaíno era conhecido como Expresso da Vitória. O estilo neocolonial do estádio lhe rendeu o tombamento pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, motivo de orgulho para os torcedores.
O maior artilheiro que ali passou foi Roberto Dinamite, com 184 gols, Mas goleadores não faltaram: Romário, Edmundo e Ademir de Menezes completam o grupo de atacantes com faro de gol que adoravam deixar sua marca na Colina.
São Januário teve outra utilidade além do futebol: o presidente Getúlio Vargas, grande torcedor cruzmaltino, utilizava o local para falar ao povo brasileiro. Segundo o site oficial do clube, as primeiras leis trabalhistas do país foram anunciadas em primeira mão na casa do Vasco.
Curiosamente, foi na Colina que nasceu o termo "gandula?, pois um argentino chamado Bernardo Gandula nunca entrava em campo pelo clube e ficava do lado de fora buscando as bolas perdidas. Além disso, o estádio Vasco da Gama tem uma especificidade: é um dos poucos, talvez o único oficial, que possui o banco de reservas atrás do gol.
Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES