Ryan Gracie

Ex-lutador de Jiu-Jitsu
por Túlio Nassif

Ryan Gracie ou simplesmente Ryan, foi um grande e famoso lutador de Jiu-Jitsu. Ryan era membro da família Gracie, célebre família que tem repercussão internacional e um dos criadores do Brazilian Jiu-Jitsu, Carlos Gracie (avô de Ryan). O lutador nasceu no dia 14 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro e faleceu no dia 15 de dezembro de 2007, em São Paulo.

Ryan ganhou cinco lutas no evento PRIDE Fighting Championships (evento internacional de MMA (Artes Marciais Mistas) no Brasil conhecido como "Vale Tudo", a Copa Company McDonald`s de Judô, o Pan-Americano de Jiu-Jitsu em 1997, o Campeonato Brasileiro de 1997 e o Campeonato Sem Kimono.

O lutador era extremamente difícil de ser vencido, um excelente atleta. Mas possuía um gênio difícil, dentro e fora do círculo de luta. Certa vez, em uma de suas últimas lutas no Pride, Ryan xingou o juiz e o encarou demonstrando estar pronto para agredí-lo, por considerar errada a interrupção da luta que estava a seu favor, que por final seria vencida por ele. Seu mau comportamento fora do ringue, o conduziu a ser preso diversas vezes, sendo acusado por inúmeros delitos.

Esse caminho errado escolhido por Ryan o levou a se envolver com drogas. A dependência com drogas químicas pesadas, contribuiu para os seus últimos atos antes de ser preso pela última vez. Em 14 de dezembro de 2007, após ter roubado um carro e tentado roubar uma moto, segundo o delegado que trabalhou no caso, o lutador foi medicado e dopado no local e demonstrou tranqüilidade. Infelizmente, no dia seguinte foi encontrado morto na delegacia. Ryan tinha 33 anos de idade.

O primeiro laudo sobre a morte do lutador revela que ele teve uma morte não natural, provocada por uma combinação de drogas e remédios. Dois meses depois o laudo toxicológico feito por peritos, indicou que Ryan tinha feito o uso de drogas, os medicamentos que ele tomou, depois de preso, também apareceram nos laudos. Esses medicamentos usados são para combater a ansiedade e acalmar a pessoa. De acordo com o laudo oficial as doses dadas foram terapêuticas, mas a combinação de remédios misturados e não a dosagem, foi por muitos indicada como o principal fator da morte de Ryan.

Clique aqui e veja Kyra Gracie (sobrinha de Ryan Gracie) na seção "Que Fim Levou?"

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES