Ruy Scarpino

Ex-jogador da Ferroviária e atual treinador
por Marcelo Rozenberg
 
Ruy Santos Scarpino, o Ruy Scarpino, morreu em 3 de março de 2021, em Manaus (AM), aos 59 anos, devido a complicações de covid-19. Era o técnico do Amazonas Futebol Clube.
 
Seu irmão, Marcelo Scarpino, também é treinador de futebol, militando no futebol do Espírito Santo. Em 13 de janeiro de 2024, comandando a equipe do Espírito Santo, Marcelo Scarpino chegou ao vice-campeonato da Taça das Favelas, perdendo a decisão, disputada no Canindé, para o Paraná.
 
Scapino nasceu em Vitória, capital do Espírito Santo, em 17 de fevereiro de 1962. Ele começou a vida esportiva como jogador, tendo defendido em quase 20 anos de carreira Rio Branco, Ferroviária de Araraquara, Moto Club e Santa Cruz, entre outros.
 
Em seguida, passou a trabalhar como treinador de goleiros, auxiliar técnico, supervisor de futebol e gerente de futebol até optar pela função de treinador, que exerce desde o final da década de 1990. Disciplinador, já comandou Moto Clube, Ituano, Taquarintinga, Goiânia, Santo André-SP, Rio Branco-SP, Grêmio Barueri-SP e Marília.

Em 2008 comandou o América de Natal na segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
 
Casado, Ruy tinha residência fixa no interior de São Paulo, em Itu. Formou-se como treinador pelo Sindicato dos Treinadores do Estado de São Paulo e ainda tinha o curso de técnicas de liderança e controle emocional e gestão de qualidade total aplicada no futebol.
 
Em 2016, dirigiu o Moto Club-MA, que disputava naquela temporada a Série D do Brasileirão. Em seguida passou pelo Altos (PI), Maranhão, Sertãozinho (SP), Campinense (PB), Imperatriz (MA) e Amazonas, este seu último clube.


ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES