Ruud van Nistelrooy

Ex-atacante do Manchester United, Real Madrid e Seleção Holandesa

por Kaique Lopreto, @kaiquelop

Rutgerus Johannes Martinus van Nistelrooy, mais conhecido por Ruud van Nistelrooy, nasceu no dia 1º de julho de 1976 na cidade de Oss, na Holanda. Após pendurar as chuteiras, “Van Nistelgoal” decidiu investir na carreira de treinador e, após a Copa do Mundo de 2014, ele foi anunciado como assistente-técnico de Guus Hiddink na Seleção Holandesa.

Nistelrooy começou a carreira no modesto Den Bosch, estreando no final de 1993, mas ainda sem uma posição em campo definida. Por ser muito alto e forte, chegou a ser escalado como zagueiro, mas o técnico logo viu a vocação dele para fazer gols e não desarmes.

Assim, com bom desempenho e ainda jovem, o Heerenveen o contratou em julho de 1997. O centroavante ficou apenas uma temporada no clube, já que marcou muitos gols na primeira divisão da Holanda e chamou a atenção do grande PSV Eindhoven.

Com médias absurdas de gols, Nistelrooy virou ídolo da torcida. Em duas temporadas, ele ganhou dois Campeonatos Holandeses e foi duas vezes artilheiro da Eredivise. Com o assédio dos gigantes clubes europeus, o atacante já estava fechado com o Manchester United, mas acabou sofrendo uma ruptura nos ligamentos do joelho e sua transferência só foi concluída em abril de 2001.

“Nistelgoal”, como ficou conhecida pela torcida dos Red Devils, fez sucesso na Terra da Rainha. Em cinco anos pelo United, o holandês balançou as redes 150 vezes em 219 partidas, foi campeão e artilheiro do Campeonato Inglês (2002-03), campeão da FA Cup (2003-04).

Entretanto, sua saída do clube foi recheada de desentendimentos. Primeiro, sua relação com o técnico Alex Ferguson estava estremecida. Segundo, durante um treino, o holandês acabou discutindo com Cristiano Ronaldo. Assim, no final de julho de 2006, ele se mudou para a Espanha, iria defender o Real Madrid.

Pelo clube Merengue, o centro avante até começou bem, foi essencial na conquista de dois Campeonatos Espanhóis (2006-07 e 2007-08). Porém, seguidas lesões o atrapalharam nas temporadas seguintes e acabou deixando o clube em 2010.

Já veterano, o holandês acumulou passagens pelo Hamburgo, da Alemanha, e pelo Málaga, da Espanha. No dia 14 de maio de 2012, ele decidiu pendurar as chuteiras após ajudar o Málaga a se classificar para a Champions League.

Pela Seleção Holandesa, Van Nistelrooy fez muitos gols, mas não conseguiu emplacar grandes sequências. Ele participou da Eurocopa de 2004, da Copa do Mundo de 2006 e da Erucopa de 2008. Ao todo, em 70 partidas, o atacante anotou 35 gols.

Após pendurar as chuteiras, Ruud não largou o esporte. Em 2013, aceitou o cargo de treinador do time sub-17 do PSV. Após a Copa do Mundo de 2014, ele ingressou a equipe de Guss Hiddink na Seleção Holandesa como assistente-técnico.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES