Rudi Garcia

Treinador de futebol

Por Ednilson Valia

Nascido em 20 de fevereiro de 1964, em Nemours, no arredores de Paris (FRA), Rudi Garcia já passou por muita coisa no futebol. Francês de nascença, mas de origem espanhola, em 2013, Rudi comandava a Roma, que nos oito primeiros jogos do Calcio, conquistou oito vitórias.
Filho de José Garcia, um ex-jogador e treinador espanhol que fugiu do seu país devido a "Guerra Cívil Espanhola" (1936-1939) e mudou-se para a França com a família. Anos depois, Garcia assumiu o comando do Corbeil Essones, o mesmo time que Rudi iniciaria a sua carreira como jogador de futebol.
Rudi foi um meio-campista que não marcava muitos gols e o seu maior exito foi ter chegado ao Lille, time da primeira divisão francesa, também jogou pelo Martigues, Caen e encerrou no Viry Chátilon.
Na temporada de 1997/1998 assumiu o comando técnico do Corbeil-Essones a mesma agremiação que iniciou a sua carreira de atleta profissional e cujo pai iniciou a de treinador. .
Passou também pelo Saint Ettiene (rebaixado em 2001), Dijon, Le Mans e chegou no Lille.
A partir dos "Les Dogues", sua carreira teve outra dimensão. Além de revelar inúmeros jogadores, como Hazard, Sow, conquistou a Ligue 1 (Campeonato Francês) e a Copa da França, ambos na temporada de 2010-2011.
Na mesma temporada, foi considerado o melhor técnico do país pela revista France Football e o seu time recebeu a alcunha de "Barcelona da França" e "Mini Barcelona".
Mas na temporada seguinte fracassou na Ligas dos Campeões e nas competições internas.
Em 2013, recebeu um convite da equipe italiana da Roma que um ano antes, havia sido comprada por um grupo de norte americanos.
A mídia italiana criticou a contratação do francês e posteriormente se rendeu quando nos oito primeiros jogos,  oito vitórias foram conquistadas, o melhor início de Campeonato Italiano da história da agremiação "Giallorossi" .
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES