Rubén Magnano

Técnico de basquete
Por Danielle Nhoque

O técnico Rubén Magnano pode ser considerado o maior responsável pelo ressurgimento do orgulho do basquete no Brasil. Desde janeiro de 2010 à frente da equipe masculina, conseguiu levá-la a uma Olimpíada após 16 anos. Em Londres, no dia 8 de agosto de 2012, a seleção foi eliminada pelo time do seu país natal, a Argentina, nas quartas de final da competição.

Rubén Pablo Magnano nasceu no dia 9 de outubro de 1954, em Villa María. Ingressou na profissão de treinador de basquetebol em 1990 e, após se destacar à frente de equipes nacionais, foi convidado para assumir a Seleção da Argentina. Em 2002, conquistou o vice-campeonato mundial de Indianápolis, marcado por comandar o primeiro time a vencer o Dream Team norte-americano, que ficou em 6º lugar e foi apelidado pela torcida de "Nightmare Team". Após diversos títulos, quatro anos depois, conquistou com a Argentina a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Em janeiro de 2010, Rubén foi procurado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para assumir a seleção masculina do Brasil, em substituição ao espanhol Moncho Monsalve, afastado devido a uma cirurgia na coluna. No ano seguinte, conseguiu o que parecia impossível: após um longo período longe do cenário esportivo mundial, o Brasil foi classificado para as Olimpíadas de 2012.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES