Rodrigo Minotauro

Ex-lutador peso-pesado de MMA
por Túlio Nassif

Antônio Rodrigo Nogueira, o Rodrigo "Minotauro", nasceu no dia 2 de junho de 1976, em Vitória da Conquista, Bahia. Ex-lutador brasileiro da categoria peso-pesado de MMA, é um dos maiores representantes das artes marciais brasileiras e ídolo no Japão, onde fez sucesso no extinto Pride (evento de MMA realizado no Japão). É pai de uma menina.

Quando era criança, precisamente com onze anos, Rodrigo foi atropelado por um caminhão. Acidente este, que o levou a ficar internado no hospital de Salvador por oito meses, sendo quatro dias em coma. Além disso, quebrou as costelas, o fígado se rompeu ocasionando quase a perda do órgão, machucou os rins e os pulmões, o tendão de Aquiles da perna esquerda também se rompeu e perdeu uma parte do músculo nas costas. Até hoje tem um buraco no local, mas isso se tornou uma forma simples de diferenciá-lo do seu irmão gêmeo, Rogério "Minotouro", também lutador de MMA.

Sempre praticante de esportes, aprendeu desde cedo Judô, Boxe e Jiu-Jitsu (esporte em que foi campeão pan-americano antes de receber a faixa preta), Muay Thai e Wrestling.

Seu cartel no MMA é impressionante. Desde 1999, foram 33 vitórias sendo 21 por finalização, um empate e apenas seis derrotas.

Minotauro é considerado o maior finalizador da história do MMA e está na lista dos maiores lutadores de todos os tempos. Em lutas profissionais de MMA, jamais foi finalizado.

O sucesso dentro do octógono foi parar nas telas de cinema e, em 2005, Rogério "Minotouro" e seu irmão, fizeram uma participação especial no filme Resgate de Risco (The Cutter), estrelado por Chuck Norris. Também virou brinquedo nas mãos da empresa Round 5, que já fez bonecos dos maiores nomes do MMA mundial.

Sempre fez lutas memoráveis no Pride, levando os japoneses ao delírio e algumas delas entraram para a história do MMA.

A extraordinária vitória sobre o gigante americano Bob Sapp de 171 kg, a perda do cinturão dos pesos-pesados para o russo Fedor Emelianenko e a também perda da chance de conquistar o cinturão do GP Absoluto do Pride, quando foi derrotado por Josh Barnett na semifinal, que logo em seguida seria derrotado por Nogueira em uma revanche.

Campeão interino do UFC (Ultimate Fighting Championship) em 2008, entrou para a história por ser o primeiro pesado a conquistar o cinturão do Ultimate e do Pride.

Ficou longe do octógono por 18 meses, devido a uma lesão no quadril que sofreu durante os treinos no ano de 2010. Por este motivo, foi cortado do UFC 119 e submeteu-se a uma cirurgia.

Retornou ao UFC em agosto de 2011, em evento realizado no Rio de Janeiro. Na ocasião, Minotauro nocauteou Brendan Schaub, causando emoção em muitos lutadores brasileiros que também lutaram no UFC Rio.

Em dezembro de 2011 voltou ao octógono em uma revanche contra o americano Frank Mir. Após um bom início de round, quase nocauteou o americano, mas acabou sendo finalizado. Minotauro não desistiu e teve seu braço quebrado nessa luta.

Após meses de recuperado da lesão no braço, onde colocou 16 pinos e uma placa de metal, no dia 14 de outubro de 2012, mais uma vez Minotauro provou ser um dos maiores guerreiros do MMA mundial, venceu o americano Dave Herman por finalização por chave de braço.
 
Suas últimas três lutas, infelizmente foram derrotas. No dia 28 de junho de 2013 perdeu por finalização para Fabricio Werdum. No dia 11 de abril de 2014 perdeu por nocaute para Roy Nelson. E no dia 1 de agosto perdeu por decisão unânime para Stefan Struve. Após um mês da luta contra Struve, Minotauro anunciou a aposentadoria do UFC e se tornou Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES