Roberto Thomé

Jornalista esportivo
por Eliana Santos
 
Nascido em Porto Alegre-RS em 6 de maio de 1955, Roberto Augusto Thomé, o repórter esportivo Roberto Thomé, trabalha na TV Record. 

Casado com Genir, é pai de Rafael (formado em jornalismo) e Gabriel (estuda gastronomia).

Ele iniciou a carreira em 1977 como redator da Rádio Farroupilha. Em seguida, se transferiu para o "Jornal de Notícias", onde atuou na área policial.

Thomé também passou pelo "Coojornal", publicação mantida por uma cooperativa de jornalistas. Lá, o repórter, filho do professor Gastão Francisco Thomé (já falecido) e Lorena dos Santos Thomé (mora em Florianópolis-SC), diz que aprendeu muito.

"Falava-se muito sobre política no Coojornal, um assunto que gosto de debater", diz o jornalista, que anda decepcionado com o PT, partido no qual sempre votou.

Em 1978, Thomé deixou a capital para trabalhar no interior gaúcho. Militou no "Jornal da Manhã", de Ijuí, e no "O Interior", especializado em agricultura, em Carazinho.

No início de 1979, retornou a Porto Alegre ao ser contratado pela RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. A chegada à TV Globo de São Paulo aconteceu em 1984.

O repórter ficou 17 anos na emissora, e cobriu pelo canal as Copas do México (1986), da Itália (1990) e da França (1998). O destaque obtido na Globo o transformou em um dos repórteres esportivos mais conhecidos do País.

Depois de uma rápida passagem pelo jornalismo geral da emissora, Thomé resolveu assumir o desafio de comandar um programa na Rede Gospel ao lado do amigo Luiz Andreoli, em 2001. O "Esporte & Cia", porém, não durou muito tempo.

No início de 2002, o gaúcho chegou à TV Record. Em 2006, pela emissora paulistana, ele cobriu a Copa da Alemanha. Atualmente, Thomé faz reportagens para o Jornal da Record e para a Record News.
 
ABAIXO, MATÉRIA FEITA POR ROBERTO THOMÉ, ENTÃO NA REDE GLOBO, PARA UMA PARTIDA ENTRE O SÃO JOSÉ E O NACIONAL, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, EM 1987. NO VÍDEO, TAMBÉM APARECEM PEDRO YVES (O PRESIDENTE DO SÃO JOSÉ NA ÉPOCA), DULCÍDIO WANDERLEY BOSCHILIAE LUIS SILVIO, AUTOR DO ÚNICO GOL DA PARTIDA, DO SÃO JOSÉ.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES