publicidade

Roberto Rojas

Ex-goleiro do São Paulo e atual treinador
por Marcelo Rozenberg

Nascido em Santiago do Chile em 08 de agosto de 1957, Roberto Antonio Rojas Saavedra, o Roberto Rojas, foi um ótimo goleiro com passagem pela seleção nacional de seu país, Colo Colo e São Paulo Futebol Clube. Mas entrou para a história do esporte pela porta dos fundos por protagonizar uma grande farsa em uma partida entre Brasil e Chile, em 1989, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Na ocasião, cortou-se com uma lâmina no segundo tempo após um sinalizador ser lançado da arquibancada pela torcedora Rosemary Melo. Com sua atitude, forçou a interrupção do jogo, já que ele e seus companheiros abandonaram o gramado. Dias depois, o caso foi julgado pela Fifa. O Chile foi declarado perdedor da partida e Rojas, naturalmente, desmascarado. Banido do futebol pela entidade máxima do futebol, foi anistiado anos depois.

Tornou-se treinador de goleiros e treinador de campo. Em 2007, dirigia o Comercial de Ribeirão Preto. Em 2008, ele foi trabalhar como preparador de goleiros do Sport Club do Recife, ao lado do técnico Nelsinho Baptista.

Rojas costuma dizer que sente-se aliviado com o final da história. Afinal, revela ter pago pelos seus erros, tendo agora a chance de trabalhar e dar tranqüilidade à família.

Findada a suspensão, foi recebido de braços abertos pelo São Paulo, onde atuou, segundo o Almanaque do São Paulo de Alexandre da Costa, entre 1987 e 1989 (foram 40 jogos com 19 vitórias, nove empates e 12 derrotas).

Trabalhou como preparador de goleiros inicialmente e depois, como técnico. Nesta função, por sinal, levou o time, em 2003, de volta à Libertadores da América após 10 anos. Seus números no banco de reservas Tricolor são os seguintes: 52 jogos, 28 vitórias, 13 empates e 11 derrotas.

Drama

Em 20 de fevereiro de 2013, o chileno deu uma entrevista ao Portal UOL e disse que em decorrência de uma hepatite C, precisará de um transplante de fígado. O ex-goleiro era número 257, em uma lista de espera de 5 mil nomes no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
 
Em 26 de dezembro de 2014 foi internado com um problema pulmonar, no Hospital Albert Einstein.
 
Em 31 de março de 2015 foi submetido a uma cirurgia para transplante de fígado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
 
Em 8 de outubro de 2017, Roberto Rojas participou do programa "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes, e fez uma revelação bombástica sobre Argentina 6 x 0 Peru em 1978. Confira abaixo:
 
 

    ver mais notícias

    Nesta função, por sinal, levou o time, em 2003, de volta à Libertadores da América após 10 anos. Seus números no banco de reservas Tricolor são os seguintes: 52 jogos, 28 vitórias, 13 empates e 11 derrotas.

    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      58
    • 2 Grê
      49
    • 3 San
      49
    • 4 Pal
      47
    • 5 Cru
      47
    • Veja tabela completa

    Últimos craques