Roberto Porto

Ex-jornalista e escritor

por Rafael Serra

Um dos grandes profissionais do jornalismo esportivo em sua geração, Luiz Roberto Ribeiro Porto, o Roberto Porto, morreu no dia 04 de dezembro de 2014, no Rio de Janeiro, vítima de complicações decorrentes da diabetes.

Nascido em 22 de fevereiro de 1940, filho do comentarista e escritor Rui Porto, iniciou sua carreira jornalística como estagiário do Jornal do Brasil. Após chegar ao posto de Editor de Esportes, Roberto passou também pelo O Dia, O Globo, Tribuna da Imprensa e Correio da Manhã. Antes de sua morte, Roberto participava do programa "Loucos por Futebol", da ESPN Brasil.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), escreveu vários livros sobre o futebol, entre eles “História Ilustrada do Futebol Brasileiro”, com João Máximo e Salomão Scliar, “Gírias e Verbetes Futebolísticos”, com Carlos Leonam e Manoela Pena, além de “Dicionário Popular de Futebol – o ABC das Arquibancadas” e “Botafogo, 101 Anos de Histórias, Mitos e Superstições”.

Ilustre botafoguense, foi eleito benemérito do clube em 2014. Era pai de Cristiana e Roby Porto (narrador), e enteado do advogado Mário Bittencourt.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES