Roberto Pasqua

Ex-presidente do Corinthians
Roberto Pasqua, ex-presidente do Corinthians, nasceu em 07 de junho de 1920 e faleceu em 08 de agosto de 1995. Comandou o clube entre 1985 e 1987, após uma de suas fases mais gloriosas e de maior visibilidade conhecida como Democracia Corintiana. Em abril de 1985, Pasqua derrotou, em eleição que para muitos foi fraudulenta, o candidato da Situação, Adilson Monteiro Alves, por 162 votos a 130.

Em sua gestão, o Corinthians não ganhou nenhum título importante no futebol. Em 1985, Pasqua montou um time recheado de craques em que atuaram juntos nomes como Serginho, De Leon, Edson, Dunga e Arturzinho. O resultado foi pífio. O time foi eliminado do Campeonato Brasileiro em um grupo composto por Joinville, Sport e Coritiba, que viria a se tornar campeão. Entre feitos destacáveis, criou o campeonato interno de futebol.

Em 1987, em uma tentativa desesperada de se manter no poder, Pasqua contratou Jorginho, então um dos maiores ídolos do Palmeiras, mas mesmo assim não foi reeleito.

Era homem forte de Vicente Matheus. Também entrou para a história por ter colocado pela primeira vez na mídia esportiva Antoine Gebran, que sob suas asas dirigiu o futebol corintiano com péssimos resultados. Gebran é o mesmo que em 2007 esteve à frente do futebol do clube na campanha que levou o Corinthians à Série B do Campeonato Brasileiro.

por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES