Roberto Gomes Pedrosa

Ex-goleiro e ex-presidente do São Paulo
por Marcelo Rozenberg
 
Roberto Gomes Pedrosa, o ex-goleiro Pedrosa, nasceu em 8 de junho de 1913, no Rio de Janeiro, e faleceu na mesma cidade em 06 de janeiro de 1954. Revelou-se no Botafogo na década de 1930, tendo conquistado o tricampeonato carioca em 1934. Foi convocado para a Seleção Brasileira em 19 ocasiões, de acordo com o livro "Seleção Brasileira - 90 Anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Conquistou 11 vitórias, quatro empates e saiu derrotado de campo em quatro jogos. Disputou a Copa do Mundo de 1934. Também jogou pelo São Paulo e Estudantes. Segundo o Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa, disputou 32 jogos pelo clube entre 1938 e 1940 com 16 vitórias, seis empates e dez derrotas.

Após parar com a bola manteve-se ligado ao São Paulo a ponto de tornar-se presidente do clube em 1946. No ano seguinte assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol.
 
Os mais antigos costumavam dizer que o ex-goleiro jamais aceitou receber dinheiro para jogar. Seus contratos eram assinados em branco. Tamanha ligação com o futebol fez com que fosse homenageado de diversas formas. A praça situada em frente ao estádio do Morumbi leva o seu nome. Em 1967, um torneio que contava com os maiores clubes do país e foi o embrião do Campeonato Brasileiro nos moldes atuais foi batizado de Roberto Gomes Pedrosa.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES