Roberto Di Matteo

Ex-meio-campista e atualmente treinador
por Diogo Miloni

Mais um exemplo de um ídolo dentro de campo que se transformou em técnico de futebol. Roberto Di Matteo foi meio-campista talentoso que conquistou as torcidas do Lazio e do Chelsea e vestiu a camisa da Seleção Italiana. Em 2012, assumiu o cargo de treinador interino no comando dos Blues e levou a equipe londrina ao topo do Velho Continente ao vencer a Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique.

Natural de Schaffhausen, uma pequena cidade na Suíça, Di Matteo nasceu no dia 29 de maio de 1970. Filho de italianos, logo conseguiu a dupla cidadania e, ainda jovem, começou sua carreira no futebol. Em 1993, após cinco temporadas de experiências no futebol suíço, o até então zagueiro foi contratado pela Lazio, da Itália, e avançou para o meio-campo.

Mais ambientado com a nova posição, Roberto Di Matteo logo se destacou por sua grande qualidade técnica e chegou à seleção nacional da Itália. Em 1996 foi convocado para a disputa da Eurocopa e dois anos mais tarde fez parte do grupo enviado para França, para a Copa do Mundo de 1998.

Após o bom rendimento no Calcio, o armador foi negociado com os ingleses do Chelsea pelo valor aproximado de cinco milhões de libras, a maior contratação do clube até aquela época. Com a camisa dos Blues, Di Matteo repetiu grandes atuações e logo caiu nas graças do apaixonado torcedor do clube de Londres.
 
Aos 31 anos, uma inesperada lesão acabou abreviando a trajetória do meio-campista, que aposentou-se em 2001. Como solução, Roberto Di Matteo resolveu se aprimorar como treinador e, sete anos depois, assumiu sua primeira equipe.

Em 2011, o italiano foi contratado para ser auxiliar técnico do português André Villas-Boas, no Chelsea, assumindo a vaga do lusitano após sua demissão no mesmo ano.

O italiano foi demitido no dia 21 de novembro de 2012 pelo então proprietário do clube inglês, o bilionário russo Roman Abramovich, um dia após a derrota por 3 a 0 para a Juventus, em Turim, pela Liga dos Campeões. A demissão de Di Matteo chega seis meses depois do mesmo treinador ter conduzido o clube ao maior título de sua história, a conquista da Liga dos Campeões da temporada passada.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES