Riccardo Paletti

Ex-piloto de Fórmula 1
por Marcos Júnior

O piloto italiano Riccardo Paletti morreu no dia 13 de junho de 1982, aos 23 anos, após um acidente na largada do GP do Canadá de Fórmula 1, em Montreal.

Assim que a luz verde foi acionada, o francês Didier Pironi teve problemas e sua Ferrari ficou parada. Alguns carros chegara a tocar de leve na roda traseira do carro do francês, inclusive o brasileiro Raul Boesel, à época na March, mas Paletti não teve a mesma sorte.

O impacto da Osella do italiano foi grande contra a Ferrari e o piloto sofreu sérias lesões no tórax. Durante o resgate, que levou cerca de 25 minutos, o carro chegou a se incendiar, mas, de acordo com os relatos, ele não sofreu queimaduras.

Paletti chegou a ser removido, de helicóptero, para um hospital canadense, mas não resistiu aos ferimentos. A morte do jovem italiano aconteceu duas semanas após o acidente fatal com o canadense Gilles Villeneuve.

Na pista, a corrida foi retomada após os destroços dos carros envolvidos terem sido removidos. Pironi largou com o carro reserva e manteve a ponta na largada, seguido pelos franceses René Arnoux e Alain Prost, ambos da Renault. Nelson Piquet vinha na quarta posição. Aliás, os quatro primeiros colocados eram impulsionados por motores turbo, mas apenas Piquet conseguiu terminar bem posicionado, vencendo a prova.

O segundo lugar foi de seu companheiro de equipe o italiano Riccardo Patrese, mas sua Brabham estava equipada com um motor Ford aspirado. Outro aspirado Ford completou o pódio, em terceiro: o inglês John Watson, com McLaren.

Riccardo Paletti, nascido no dia 15 de junho de 1958, em Milão, havia estreado na Fórmula 1 naquele mesmo ano de 1982, e não havia se classificado em seis das oito provas daquela temporada. Ele largou apenas no GP de San Marino, mas abandonou, antes da prova em que acabou morrendo.

Depois de Paletti, mais três pilotos que competiam na Fórmula 1 morreram em eventos da categoria: o italiano Elio de Angelis, durante um treino particular pela Brabham, em 1986, o austríaco Roland Ratzemberger (Symtek-Ford) e o brasileiro Ayrton Senna (Williams-Renault), ambos em 1994, o primeiro no treino para o GP de Ímola, em San Marino e o tricampeão durante a corrida.

Abaixo, a largada do GP do Canadá de 1982, com o acidente que vitimou Riccardo Paletti.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES