Ricardo Boechat

Jornalista, ganhador do prêmio Esso
por Marcos Júnior Micheletti
 
O jornalista Ricardo Eugênio Boechat é atualmente o âncora do Jornal da Band, dividindo a bancada com Ticiana Villas Boas.

Argentino de Buenos Aires, onde nasceu em 13 de julho de 1952, Boechat também está presente nas manhãs da Rádio Band News-FM do Grupo Bandeirantes, informando e opinando sobretudo sobre as questões nacionais.

Boechat não cursou jornalismo, nem concluiu o segundo grau, mas sua facilidade para escrever acabou encaminhando seu destino para a profissão em que se destacou.

Trabalhando como vendedor de livros, mesma atividade de seus pais, Boechat foi "descoberto" pelo pai de uma amiga, Kleber Savoia, do departamento comercial do jornal "Diário de Notícias".

"Ele (Savoia) disse que eu precisava trabalhar em algo em que eu precisasse escrever. Me levou ao chefe de reportagem e eu fui ficando", disse Boechat em entrevista ao "Na Telinha", do UOL, em 15 de março de 2013.

Ao mesmo site, Boechat falou sobre sua saída da Globo, em 2001, após sua reputação ser atacada em uma reportagem na Revista Veja, relativa à conversas telefônicas com o jornalista Paulo Marinho.

"Claro que aquilo me machucou absurdamente, me feriu, me ofendeu, me indignou, revoltou e conseguiu alguns anos de rancor. Era meu ambiente, minha casa, meus amigos, minha vida", desabafou Boechat.

Foi colunista da equipe de Ibrahim Sued e depois da coluna "Swann", no jornal "O Globo", antes de aceitar o convite para a Secretaria de Comunicação Social na gestão do então governador carioca Moreira Franco, em 1987.

Trabalhou no Jornal do Brasil e na sucursal carioca do jornal O Estado de S.Paulo

Boechat teve diversas reportagens premiadas, entre elas uma sobre a fraude na concorrência de fardas do Exército em 1991, que lhe rendeu o Prêmio Esso, um dos três que recebeu em sua carreira.

É casado com Veruska Seibel Boechat com quem tem duas filhas, e outros quatro filhos de relacionamentos anteriores.
    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2016

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Pal
      80
    • 2 San
      71
    • 3 Fla
      71
    • 4 Atl
      62
    • 5 Bot
      59
    • Veja tabela completa

    Últimos craques