René Houseman

Ex-ponta direita do Huracán e da Argentina

Kaique Lopreto, @kaiquelop

René Orlando Houseman, conhecido como “El Loco” pelos argentinos, nasceu no dia 19 de julho de 1953 em La Banda, na Argentina. Ele foi um dos maiores ídolos do Huracán. Houseman morreu no dia 22 de março de 2018, após longa luta contra um câncer na língua.

Após uma infância pobre em Bajo Belgrano, René não conseguiu jogar em seu time de coração, o Excursionistas. Assim, aceitou atuar pelo rival, Denfensores de Belgrano. Estreou pelos profissionais em 1971 e ficou duas temporadas no clube. Tinha como ponto forte os dribles e a raça, jogando como ponta-direita.

Após o sucesso, foi contratado em 1973 pelo Huracán, clube no qual virou ídolo e defendeu até 1980. Porém, depois de sua bela passagem pelos “Quemeros”, ele não voltou a se destacar. Não rendeu o esperado jogando pelo River Plate, Colo-Colo, AmaZulu F.C., da África do Sul, Independiente e acabou se aposentando no Excursionistas em 1985.

Pela Seleção Argentina, Houseman fez 13 gols em 55 jogos. “El Loco” foi grande destaque na Copa do Mundo de 1974, quando fez o gol mais bonito de sua carreira contra a Itália, segundo a imprensa argentina, e estava no grupo campeão no Mundial 1978.

Ele sofreu com o alcoolismo durante a carreira, por isso ele não vingou como esperado. Após pendurar as chuteiras, continuou com esse problema. Em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil, ele cobriu o Mundial pela revista comunitária “La Garganta Profunda”.

No dia 29 de janeiro de 2018, o Blog Patadas y Gambetas, do jornalista Tales Torraga, publicou a seguinte matéria sobre o ex-jogador argentino:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES