Renato Trindade

Ex-volante e treinador
por Túlio Nassif
Renato Trindade de Souza, ou apenas Renato, nasceu no dia 16 de abril, em Alegrete, Rio Grande do Sul. Casado com Dona Rosane Trintade, é pai do atleta Renato Trindade (Renatinho), bi-campeão brasileiro de Saltos Ornamentais. Atualmente, reside no Rio de Janeiro, onde é o atual presidente da APOE (Associação Peneira Olímpica de Esportes), integrada pelos projetos Saltando para o Futuro e Futebol Cidadão, destinados ao preparo de futuros atletas, de forma gratuita, oriundos principalmente das camadas de baixa renda.
Iniciou sua carreira em 1971, atuando como volante no Internacional. Posteriormente, se transferiu para o Flamengo, onde jogou ao lado de craques consagrados como Tita, Adílio, Júnior e o ídolo maior da Gávea, o Galinho Zico.
Após deixar a Gávea, teve passagens pelo Campo Grande-RJ, Comerciário-SC, América-RJ, Bangu, XV de Piracicaba, Rio Negro-AM, Iguaçu-PR, Marília, São José do Rio Preto e Estrela-ES, encerrando carreira no ano de 1982.
Formou-se em Educação Física e fez diversos cursos na área esportiva, sempre ligados ao futebol, táticas e arbitragem. Foi editor esportivo do Jornal da Manhã, de Porta Grossa-PR e realizou o Primeiro Seminário de Educação Física do Paraná, em Curitiba.
Quando deixou o futebol, dois anos mais tarde, em 1984, deu início a carreira de treinador, que durou até 2008.
Como técnico, comandou os seguintes clubes: São José-RS, Madureira, Tupi-MG, Volta Redonda, Ceará, Fortaleza, América-RN, Desportiva-ES, América-RJ, Bragantino, Botafogo, Americano-RJ, Olaria e, antes de se transferir para o Sharjah Footbal Club dos Emirados Árabes, esteve à frente novamente do Madureira.
Em 1994, foi considerado técnico revelação do Campeonato Brasileiro, treinando o Botafogo.
Já no ano de 2010, aceitou o convite do amigo e admirador Zico para treinar a equipe Sub-23 do Flamengo, na disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES