Renato Carioca

Ex-meia do Flamengo e Fluminense
O nome dele é Laércio da Silva Vieira Canil, mas o ponta-direita revelado pelo América do Rio nos anos 80 ganhou o apelido de Renato, por ter estilo parecido com o de Renato Gaúcho, que já se destacava no Grêmio. Como não era tão alto, Renato chegou a ser chamado de Renatinho no time alvi-rubro.
Ainda juniores, ele defendeu a seleção brasileira. Chegou a ser convocado algumas vezes por Jair Pereira. E na seleçãozinha teve como companheiros craques como o meia Neto, o atacante Romário e o goleiro Taffarel.
Ele fez parte do bom time do América que chegou à fase semifinal do Brasileirão de 1986. O América, que tinha jogadores como Denílson, Polaco, Moreno e Luizinho Lemos, eliminou o Corinthians, mas depois caiu contra o São Paulo, de Careca.
Hoje, Renato, que também é chamado de Renato Carioca, joga no masters do Flamengo, trabalha em uma escolinha franquiada do Fla e possui uma empresa de assessoria esportiva.
Renato já fez diversos cursos, no Brasil e também no exterior, para ser técnico profissional, entre eles o do Sindicato dos Treinadores do Rio de Janeiro, um curso em Bellinzona (Suíça) e outro em Nancy (França).
Habilidoso e criativo Renato, que tinha facilidade para atuar como ponta-direita e também como meia, atuou ainda com destaque pelo Fluminense. No time das Laranjeiras, Renato teve como um de seus principais companheiros o atacante Ézio, o Super Ézio.
Depois do Flu, Renato jogou pelo Servette, da Suíça. Retornou ao Brasil em 1997 para jogar no Botafogo, seu clube de infância. E em 1998 Renato voltou a deixar o país para defender o Emelec, do Equador.


por Rogério Micheletti

ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Atuou em 59 partidas, sendo 34 vitórias, 15 empates e 10 derrotas. Marcou 25 gols.

Fonte: Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES