Raul Tabajara

Inesquecível nome da televisão brasileira
por Marcelo Rozenberg
 
O saudoso Raul Tabajara foi um dos homens mais importantes dos primórdios da televisão brasileira. Nos primeiros anos de existência da TV Record, por exemplo, apresentou ao lado de Geraldo José de Almeida um programa nos moldes das atuais mesas redondas.
 
Também narrou futebol em uma época em que a emissora transmitia jogos do Santos de Pelé e companhia todos os domingos à tarde.
 
No entanto, quando surgiu a determinação de que os direitos para exibir as partidas seriam cobrados, a Record desistiu do negócio, deixando aberta uma lacuna em sua programação que acabou sendo preenchida com programas musicais voltados para artistas da Jovem Guarda.
 
Raul, que nos deixou em 18 de abril de 1978, também se notabilizou por transmitir "Os Reis do Ringue? na Record, aos sábados à noite.
 
Os combates aconteciam na avenida Aratãs, no bairro do Aeroporto em São Paulo. Também narrou por vários anos o saudoso Desafio ao Galo, programa dominical que exibia duelos entre os mais tradicionais times de várzea da Grande São Paulo.
 
Filho da atriz Violeta Ferraz, referência dos filmes da "Atlântida?, que já foi a maior produtora de filmes nacionais, estudou em Jaboticabal. Notabilizou-se por receber por sete vezes consecutivas o prêmio "Roquete Pinto?, concedido pela Rede Record nas décadas de 1960 e 1970 aos maiores artistas da época.
 
Rosana Maria Machado Marques, pesquisadora sobre os assuntos da história da tv brasileira, nos mandou mais informações sobre a trajetória de Tabaraja.
 
Ela relata que o brilhante homem da comunicação iniciou na rádio PRA-7 de Ribeirão Preto, aos 21 anos como locutor. Em 1952, era locutor da TV Record, onde passou, tempos depois, a narrar futebol. Ainda de acordo com Rosana, faleceu quando se vestia para ir ao enterro do amigo Vicente Leporace.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES