Rattin

Ex-jogador argentino
por Marcelo Rozenberg
 
Antonio Ubaldo Rattin, o ex-volante Rattin do Boca Juniors e seleção argentina, nasceu em Buenos Aires em 16 de maio de 1937. Atuou durante toda a carreira no Boca, fazendo 352 jogos e marcando 26 gols.
 
Mas sua história está intimamente ligada à Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, quando em uma partida entre Argentina e a seleção da casa foi expulso pelo árbitro alemão Rudolf Kreitlen por ofensa.
 
No entanto, como naquele tempo não havia cartão amarelo nem vermelho, Rattin negou-se a deixar o campo e passou a conversar com o juiz. Em vão. Depois de 20 minutos de tentativa de convencimento, o jogador finalmente foi para o vestiário, não sem antes amassar uma pequena bandeira inglesa.
 
Na Copa do Mundo seguinte, em 1970, para evitar situações como esta, a Fifa adotou o uso dos cartões. Após parar com a bola, Rattin tornou-se treinador, com passagens por Boca Juniors e Gimnasia y Esgrima de La Plata. Em 2001, foi eleito deputado federal, com mandato até 2005. Atualmente reside em Buenos Aires, onde está aposentado.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES