Rashid Yekini, o choro da Bola

O autor do primeiro gol da Nigéria na história das Copas
Por Chico SanTTo
Rashid Yekini nasceu em 23 de outubro de 1963 e faleceu aos 48 anos em 4 de maio de 2012. O fim da carreira prematura, bem como as consequencias que o levaram à morte, tão cedo, se tornaram um mistério. Diante das muitas especulações que giram em torno do atleta, acredita-se o ex-atacante de futebol tenha sido vitima de uma doença, mantida em sigilo, durante os últimos anos de sua vida.
Apesar de ter nascido no mesmo dia de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, Yekini não se destacou no mundo pela genialidade de suas jogadas ou o compasso afinado de dribles desconcertantes. Rashid Yekini entrou para a história ao marcar o primeiro gol da Nigéria, a Seleção de seu país, em uma Copa do Mundo.
Na partida contra a Bulgária, em 21 de junho de 1994, em jogo realizado em Cotton Bowl, na cidade de Dallas, foi flagrado pelas câmeras de todo o planeta aos prantos agarrado as redes após abrir o placar da goleada por 3 a 0 (Amokachi e Amunike balançaram as mesmas redes) aos 21 minutos do primeiro tempo. A cena, indiscutivelmente, é considerada um dos momentos mais emocionantes do futebol.
Depois de ser eliminado pela Itália, vice-campeã do torneio, nas oitavas de final, o atacante da Seleção Nigeriana disputou ainda a Copa do Mundo da França, torneio em que o time africano terminou a primeira fase com a melhor colocação, seguido por Paraguai, Espanha e Bulgária, antes de ser desclassificado, também em um duelo de oitavas, na derrota por 4 a 1 contra a Dinamarca.
Rashidi Yekini defendeu treze clubes durante os exatos 23 anos em que se dedicou à bola. Seu último time, em 2005 com 40 anos de idade, foi o Gateway, da Nigéria.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES