Porfírio da Paz

Fundador do São Paulo e criador do hino do Tricolor
Um dos homens que mais amou o São Paulo em toda a história do clube do Morumbi, José Porfírio da Paz era mineiro de Araxá.
Nascido em 24 de janeiro de 1903, faleceu em 27 de setembro de 1983. Além de ser um dos fundadores do clube, criou seu hino na época em que era tenente da Força Pública e farmacêutico.
A história registra um depoimento de Porfírio no dia em que foi despejado de sua casa por falta de pagamento segundo o qual, quando deixava o imóvel, começou a cantarolar a estrofe ?Salve o tricolor paulista?. A partir daí, teria composto o restante da letra que tanto emociona a massa tricolor.
Também foi político, tendo exercido mandatos de deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de São Paulo entre 7 de julho de 1954 e 17 de janeiro de 1955, vice-governador e governador interino do Estado de São Paulo.
Porfírio participou da reunião realizada no dia 16 de dezembro de 1935 ao lado de Matos Viana, irmãos Toledo, monsenhor Bastos, Alcides Borges, Pereira Carneiro e outros que terminou com a fundação do São Paulo Futebol Clube. Foi então designado como diretor de Esportes do clube.
Em 25 de janeiro de 1936, o novo clube fez seu primeiro jogo, um amistoso contra a Portuguesa Santista no Parque Antártica.
por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES