Pixo

Ex-zagueiro do São Paulo, Palmeiras e Ferroviária
Orlando Adhemar Ferezin, o Pixo, zagueiro e médio da Ferroviária de Araraquara (SP) na década de 1950, morreu no dia 2 de maio de 2006, em São Paulo, aos 85 anos.
Pixo iniciou a carreira nos anos 40, no Atlético de Goiânia (GO). Foi negociado com o Juventus da Mooca (SP) e em 1949 teve rápida passagem pelo Palmeiras. Ele atuou com a camisa do Verdão em apenas uma partida (uma vitória do Palmeiras contra o Hepacaré por 3 a 0, no dia 13 de fevereiro de 1949).
Em 1951 e 52, atuou na zaga do São Paulo FC. Pelo Tricolor foram 32 jogos (16 vitórias, 5 empates, 11 derrotas) e nenhum gol marcado.
Mas o saudoso zagueiro foi mesmo destaque no time da Ferroviária de Araraquara, no qual foi campeão e ajudou a levar a equipe para a divisão principal do futebol de São Paulo. Lá ele jogou ao lado de grandes craques do interior paulista como o goleiro Fia, Bazani, Boquita, Ferracioli, Dirceu Careca, Antoninho, entre outros.
Estava em campo no jogo histórico que marcou o acesso contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em 15 de junho de 1955. Neste dia, a equipe afeana atuou no Estádio da Fonte Luminosa diante de 20 mil pessoas e venceu por 6 a 3. Entraram em campo com a camisa grená Fia, Izan e Ferracioli; Dirceu, Pixo e Elcias; Paulinho, Cardoso, Gomes, Bazani e Boquita. O técnico era Clóvis Van Dick, o Capilé. Os gols do time da casa foram marcados por Bazani (2), Gomes (2), Cardoso e Boquita.
Pixo encerrou a carreira em 1960, jogando pelo Nacional da rua Comendador Sousa, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. No querido time da capital paulista ele formou boa dupla de zaga com Mário Travaglini.
Segundo Benedito Antonio Marcello, presidente do Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo, Pixo era um grande colaborador da entidade. Tanto que no dia 21 de agosto de 2005, em seu aniversário de 80 anos, o sindicato homenageou o ex-jogador.
por Gustavo Grohmann
ver mais notícias

Pelo São Paulo:

Atuou em 32 jogos, sendo 16 vitórias, 5 empates e 11 derrotas. Não marcou gols.
Fonte: Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.

Pelo Palmeiras:


Atuou em um jogo (empate).
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES