Pinheiro

Ex-zagueiro do Fluminense e Seleção Brasileira
Pinheiro, o João Carlos Batista Pinheiro ex-zagueiro-central do Fluminense, durante 17 anos , faleceu aos 79 anos, na noite de 30 de agosto de 2011, vítima de câncer na próstata. Ele estava internado desde o dia 04 de julho, no Hospital Panamericano, no bairro de Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.

Nascido em Campos de Goytacazes no dia 13  de janeiro de 1932,  Pinheiro morava no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e sua última atividade profissional foi no projeto "Farmácias Populares" do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Pinheiro, nosso central titular na Copa de 1954, na Suiça, era funcionário público estadual ao lado de outros ex-jogadores como Brito, Roberto Miranda, dentre outros.

Casado pela segunda vez e pai de dois filhos do primeiro matrimônio, ele marcou época no Fluminense quando existia amor à camisa. Quem não se lembra de Castilho, Jair Marinho, Pinheiro, Clóvis, Altair, Edmílson, Maurinho, Telê, Valdo, Escurinho, e Zezé Moreira? Só que Pinheiro teve outros "trocentos" companheiros em seus maravilhosos 17 anos como zagueiro-central do Fluminense FC.

Também foi treinador do América-RJ, Botafogo e Cruzeiro, onde conquistou a Copa do Brasil, em 1993, mesmo ano em que escalou Ronaldo Fenômeno pela primeira vez entre os profissionais. 

No Fluminense, clube em que atuou por tantos anos como jogador, revelou vários jogadores, entre eles Abel Braga, treinador da equipe em 2011.
ver mais notícias

Pela Seleção Brasileira:

Atuou em 17 jogos, sendo 11 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Marcou 1 gol.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES