Pierre de Coubertin

O "criador" dos Jogos de Verão
Por Chico Santo
Pierre de Coubertin, o Barão de Coubertin, nasceu em Paris em 1º de janeiro de 1893 e morreu em Genebra, aos 74 anos, em 2 de setembro de 1937. Herdeiro de uma família aristocrata, cujo berço o leva as raízes de Fernando III de Leão e Castela, rei e santo de Castela, ganhou notoriedade na Europa por reascender o fogo Olímpico criado na Grécia Antiga. Foi, na realidade, o principal articulador do movimento que resgatou a Olimpíada e fez de Atenas, em 1896, a primeira sede dos Jogos de Verão da Era Moderna. O evento tornou-se possível após o Congresso Internacional de Sorbonne em Paris, presidido pelo próprio Barão em 23 de junho de 1894, de onde surgiram as bases e diretrizes, bem como os pilares do atual Comitê Olímpico Internacional, no qual Coubertin se tornou o Secretário Geral.
Dois anos mais tarde, exatamente após a realização dos Jogos de Atenas, Pierre de Coubertin assumiu a cadeira de Demetrius Vikelas e ficou na presidência do COI durante os 28 anos seguintes. Neste intervalo de tempo, viu o declínio da competição em 1900 na França e 1904 nos Estados Unidos. Os dois jogos foram marcados pela desorganização que deu ao torneio - um instrumento de manobra política - o título de coadjuvante de luxo, sobretudo, em virtude da realização simultânea da Exposição Universal de Paris e da Louisiana Purchase Exhibition.
Em Saint Louis, Pierre de Coubertin chegou a desacatar um pedido do presidente Theodore Roosevelt e se recusou a comparecer à cerimônia de abertura dos Jogos de Verão. Coubertin desejava que a competição fosse realizada em Chicago, onde as condições de infraestrutura eram melhores. Entretanto, para promover a feira de Louisiana Purchase Exhibition, os Jogos de Verão foram realizados em Louisiana.
Nos anos seguintes, depois do longo período conturbado do esporte, Pierre de Coubertin fez com que a Olimpíada voltasse a ter o merecido glamour com a segunda edição de Atenas. À partir daí, o COI conseguiu o respeito necessário em termos de bastidores para alavancar de forma definitiva a principal competição de diferentes modalidades do mundo. Pierre de Coubertin deixou a presidência do Comitê em 1924. Henri de Baillet-Latour assumiu o posto.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES