Pequeno

Ex-zagueiro do Monte Alegre e Atlético-PR
Raul Benvenutti, o ex-zagueiro Pequeno, nasceu em Castro, no Paraná, em 28 de fevereiro de 1932. Começou a jogar em 1954 no Monte Alegre, de Telêmaco Borba (PR), de onde transferiu-se para o Clube Atlético Paranaense, onde encerrou a carreira em 1958.
Atualmente aposentado e residindo em Telêmaco Borba, é casado com Maria Ione, com quem teve quatro filhos ? Geraldo, Sérgio (falecido), Leila e Raul Jr. Tem quatro netos, que faz questão de buscar na escola diariamente.
Em 1949, deixou a cidade natal para morar em Guarapuava, juntamente com seus cinco irmãos, e trabalhar em uma serraria. Quatro anos depois, já em Telêmaco Borba, assistia a um treino do time amador do Monte Alegre quando foi convidado pelo técnico Nilton Cenra para participar com os demais jogadores. Em 1954, já atuava pela equipe profissional ao lado de Bolívar, Taíco, Jutz e Ocimar (entre outros grandes craques), base que no ano seguinte conquistou o campeonato paranaense depois de três partidas decisivas contra o Ferroviário. Na primeira, empate por 2 a 2. Na segunda, vitória do Monte Alegre por 3 a 1. Na terceira e última, nova vitória do Monte Alegre por 1 a 0.
Em 1957 transferiu-se para o Atlético Paranaense, onde permaneceu por pouco mais de um ano. Um desvio na coluna o obrigou a abandonar o futebol profissional.
Seguiu a vida trabalhando como torneio mecânico na Klabin, onde aposentou-se em 1986. "Um truquinho na Bodega, com os amigos, é um dos meus grandes prazeres atualmente?. diz. Além, é claro, de torcer para os seus clubes de coração. E olha que não são poucos. "Fluminense, no Rio, Palmeiras, em São Paulo, e Atlético Paranaense?.
por Marcelo Rozenberg
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES