Paulo Roberto Scalon

Ex-atacante do Inter-SM, Caxias e Juventus-SP
Paulo Roberto Scalon, o Paulo Roberto, bom atacante-matador do futebol do sul e sudeste do Brasil nos anos 1990, atualmente mora em Mata, no Rio Grande do Sul (a famosa "Cidade de Madeira que virou Pedra? ? pelo enorme número de madeira fossilizada), onde nasceu no dia 17 de dezembro de 1964, e é um respeitado empresário no ramo da pecuária e do cultivo do arroz. Mesmo depois de encerrar a carreira, não consegue ficar longe dos gramados, atuando em partidas beneficentes e eventos promocionais.

Seu primeiro contato com a bola foi jogando futebol de salão pelo Estrela Vermelha FC, clube amador de sua cidade natal, onde conquistou sete vezes o campeonato municipal e três vezes o intermunicipal (que abrange 20 cidades da região central do Rio Grande do Sul). E foi lá mesmo em Mata seu primeiro contato com a "quadra de grama?. Jogando pelo Guarani, equipe amadora de futebol de campo da cidade gaúcha, conquistou oito vezes o campeonato municipal e, na maioria das vezes, foi o artilheiro do time. Com cabeçadas precisas, facilidade em proteger a bola e chutes potentes e certeiros, ele já mostrava o que vinha por aí.

Como jogador profissional seu primeiro clube foi o Internacional de Santa Maria (RS), que o contratou após perder para o Guarani de Mata por 3 a 1 em jogo festivo (Paulo Roberto marcou os três gols de seu time). Após um tempo no Interzinho, foi negociado com o FC Santa Cruz, o Galo de Santa Cruz do Sul (RS), e lá fez grande sucesso, tornando-se o máximo artilheiro da equipe. Além disso seu nome está definitivamente na história do FC Santa Cruz por um número ainda não superado por nenhum outro jogador: na partida entre Santa Cruz e Novo Hamburgo, válida pelo campeonato gaúcho, Paulo Roberto Scalon marcou cinco gols (o jogo terminou 5 a 2 para o Galo).

Com o bom futebol apresentado no sul do país e os inúmeros gols marcados o atacante foi tentar a sorte no futebol paulista. Passo pelo Juventus da Mooca, pelo Sãocarlense (onde jogou ao lado de Giovanni ? ex-Santos, Barcelona e seleção brasileira), pela Portuguesa Santista (onde foi campeão da Série A-3 do futebol paulista) e pelo Mogi Mirim (onde atuou em apenas dez jogos e marcou nove gols).



Em meados dos anos 1990 retornou ao sul do país e jogou pelo Avaí (SC), Chapecoense (onde conquistou um campeonato catarinense), Veranópolis (RS) e Caxias (RS ? nas duas oportunidades dirigido pelo técnico Tite, ainda não conhecido no eixo Rio-SP), Brasil de Pelotas (RS), São Luiz de Ijuí (RS), Avenida de Santa Cruz do Sul (RS) e Dínamo de Santa Rosa (RS).

Também nos anos 90, integrou a equipe do Sampaio Corrêa, onde conquistou o campeonato maranhense e disputou a Copa Conmebol. Antes de encerrar a carreira, passou ainda pelo Deportivo Táchira, da Venezuela, disputando o campeonato nacional e a Copa Libertadores da América.

Formado em economia pela URCAMP de Bagé (RS), o excelente Paulo Roberto Scalon, por seu comportamento leal dentro e fora de campo, fez grandes amizades relacionadas ao mundo do futebol, como os técnicos Tite, Vadão e Felipão, o árbitro Carlos Eugênio Simon, o agente Fifa Jorge Machado, o apresentador e narrador Paulo Brito, entre outras personalidades.

Por Gustavo Grohmann / colaborou Delton Rosa, o excelente Baidekão
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES