Paulo Planet Buarque

Ex-comentarista da TV Record
por Milton Neves
 
"Nascido aos oito de outubro de 1927, significando, comecei minha vida aos onze anos de idade, trabalhando como office boy numa empresa estabelecida na Rua Direita a Lyon Fabril,que era uma casa de tecidos, onde lavava a loja,a calçada e depois ir fazer os embrulhos, que entregava à noite,na residência das freguesas.

De lá até aqui, uma longa história com passagens como comerciário, bancário, garçom, entregador de mercadorias, cobrador, pagador, sempre, contudo, estudando o que me permitiu chegar ao Bacharelado em Direito, o sucedido nos idos de 1954. Uma pequena permanência como advogado militante na Casa Almeida Silva e Cia Ltda, de onde sai para ser Procurador do Estado, lotado no Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, depois Deputado Estadual por dez anos, sendo ali, líder do Governo na Assembléia Legislativa, reeleito no segundo mandato como o mais votado do Estado.

"Depois fui para o Tribunal de Contas do Município de São Paulo onde me aposentei depois de trinta anos de serviços, primeiro como Ministro depois como Conselheiro, Presidente da Instituição em seis oportunidades e premiado pelos meus pares com o meu nome dado ao Plenário da Instituição. Não sem que antes, tenha sido, igualmente, Chefe de Gabinete do Presidente do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, Sub Chefe do Gabinete Civil da Presidência da Republica (sob a Presidência de Jânio Quadros) em São Paulo, Chefe de Gabinete do Presidente da Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo, membro do Gabinete do Governador Jânio Quadros, no Palácio do Governo, integrante das Comissões do Constituição de Justiça, da Educação e da Reforma do Constituição do Estado, na Assembléia Legislativa, Detentor da Medalha Tamandaré concedida pela Marinha do Brasil. Presentemente, como advogado integrante da Ordem dos Advogados sob o número 8891, integrante da Comissão da Ética dessa entidade e membro do Conselho Jurídico da Federação do Comercio do Estado de São Paulo, atualmente simplesmente atuando, novamente, como advogado da Edgard Leite Advogados Associados!

Sócio do São Paulo F.C. desde os idos de 1939, sob hoje o associado número 52, tendo sido Presidente do Conselho Deliberativo do referido clube em duas oportunidades por dois anos, cada vez. Fui ainda, por um ano, Diretor do Departamento Profissional do referido clube em 1962 quando fomos vice-campeões, superados apenas pela maravilhosa máquina de jogar futebol que era o Santos da época de Pelé (ele também assumiu a presidência do Tricolor Paulista, em 2005, por cerca de 15 dias, durante a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão - o São Paulo bateu o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0 e conquistou o tricampeonato mundial. Marcelo Portugal Gouvea, então mandatário do Tricolor, foi para o Japão com a delegação e deixou Paulo Planet como responsável pela presidência).
 
Já fui membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol, integrei com muita honra, a equipe constituída por Paulo Machado de Carvalho para ganhar a nossa primeira Copa do Mundo em 1958, na Suécia, tendo iniciado a minha carreira como jornalista nos Diários Associados, depois na Gazeta Esportiva e na Gazeta, Rádio Pan-americana, depois como comentarista do Edson Leite na Rádio Bandeirantes de onde me desloquei para a Rede Record de Televisão, onde, ao lado do Raul Tabajara, o Flavio Iazzetti e Reali Junior e depois o Silvio Luiz, ganhamos numerosos prêmios como os melhores na área da televisão esportiva, inclusive porque inaugurei na Record as chamadas Mesas Redondas, que eram realizadas todos os sábados à tarde.

Também na mesma emissora, onde fiquei mais de dez anos, além de comentarista de futebol apresentei artistas e tive meu próprio programa: o "Alianças para o Sucesso?, um programa que entrevistava casais para mostrar como,na verdade,maridos e mulheres pouco se conhecem, programa esse que, igualmente, teve dez anos de duração com notável sucesso,liderando sempre a audiência naqueles dias e horários. Quando o deixei, por problemas de saúde da minha mulher, com câncer, tendo que dedicar meu tempo a ela, fui substituído primeiro pelo Blota Junior, depois pelo Jô Soares, o Helio Ansaldo, mas, infelizmente, sem sucesso porque o programa adquirira a minha cara, a minha personalidade. Como cronista esportivo estive presente em todas as Copas do Mundo, a partir de 1950 no Maracanã, de triste memória porque perdemos para os uruguaios na partida final.

Como vê, uma longa vida, uma longa jornada, bonita, se considerarmos o meu inicio bastante difícil, como alias, o foi também a minha e a carreira de Milton Neves, que sempre achei e continuo achando que, finalmente, surgiu o meu substituto na televisão Brasileira".

Abraços do Paulo Planet Buarque

Quem nos mandou o texto foi o próprio Paulo, o excelente Paulo Planet Buarque. E vale lembrar que Paulo Planet Buarque chegou a ser presidente do São Paulo Futebol Clube por alguns dias. Isto aconteceu em 2005, quando Marcelo Portugal Gouvêa viajou com a delegação para o Japão. O time são-paulino comemorou o Mundial ao bater o Liverpool. Paulo Planet Buarque estava no Brasil. Muito obrigado.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES