Paulão

Ex-Clube Atlético Pirelli

por Tufano Silva / colaboração de Paulo Roberto Volpim

Paulo Roberto Volpim, o Paulão, ex-lateral-direito do Clube Atlético Pirelli na década de 1980, em 2011, aposentado e residindo em Santo André-SP, continuava frequentando o C.A. Aramaçan, onde podia rever os bons amigos dos tempos de atleta.

Paulão, que nasceu em Pedreira-SP no dia 25 de janeiro de 1952, começou no futebol atuando pelo Esporte Clube Santa Sofia, time de sua cidade natal. Por lá, jogou ao lado de Osvaldo Cunha, ex-lateral do Corinthians e São Paulo.

Em 1963, aos 11 anos, mudou-se para o município de Santo André, na grande São Paulo. Fez parte de alguns times de várzea da cidade, como o Águia Negra, Floresta, Vasco da Gama da Vila América e SAJEA.

Após começar a trabalhar na Chrysler do Brasil, passou a jogar pela seleção de futebol de salão da montadora, se destacando em função de seu chute forte, velocidade e cabeceio preciso. Pela equipe da empresa, Paulão faturou diversos títulos.

Paralelamente, jogava futebol de campo pelo Bar da Saudade, atuando ao lado de Darcio José Massaini, ex-Portuguesa, Messias, ex-Santos, e Murilo, ex-Seleção Brasileira de futsal. Após boa atuação na partida contra o Clube Atlético Pirelli, foi convidado pelo treinador adversário a integrar a equipe da empresa, em 1980.

O novo clube tinha um ambiente mais profissional, com treinos duas vezes por semana e participação em diversos campeonatos no estado de São Paulo. Por lá, teve a oportunidade de jogar ao lado de Jaiminho, ex-São Paulo, Tulica, ex-Fluminense, Ferreira, ex-Santos, Flávio Borelli, ex-Palmeiras, Mogica, ex-São Paulo, Darcio, ex-Portuguesa, Gilmar, ex-Santos, Ayrton Lataria, ex-São Paulo, entre tantos outros grandes nomes do futebol brasileiro.

Após 11 na Pirelli, Paulão deixou o clube para atuar no Clube Atlético Aramaçan, disputando campeonatos internos de diversas categorias. No entanto, depois de um tempo, seu joelho direito, já com duas operações, não suportou e ex-lateral teve que abandonar definitivamente o futebol.

Em 29 de setembro de 2013 recebemos o seguinte e-mail do querido Paulão, que acompanhava Milton Neves ao vivo durante o programa Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes:

 

Meu nome é Paulo Roberto Volpim (Paulão). Sou de Pedreira-Sp a terra do eterno Osvaldo Cunha que continua trabalhando com crianças lá no Santa Sofia FC.
 
Caro Milton a nossa diferença de idade é pequena. Vc completou 62 anos em agosto e eu farei 62 em Janeiro 2014. Portanto nossa lembranças do futebol são quase as mesmas. Só que, só voce, sabe contar com tanta maestria. Qdo eu ouço a musica de abertura do Scratch do Rádio meu coração e minha alma viajam até os anos 60. Naquelas tardes de sábado qdo eu ia com meu Pai Odair Volpim até a barbearia do Lavínio Camiloti, onde se reuniam todos os entendidos da bola.

Alí conheci a musica de abertura do Scratch do Radio (Os Olhos do Texas estão sobre você. Esse é o nome da Música). Qtos jogos do Palmeiras , do Corinthians, São Paulo e outros grandes como Santos e Portuguesa de Desportos. Apesar de Corintiano eu gostava de todos os jogadores.

Não via a hora de chegar na Barbearia do Lavinio Camilotti e pegar a Revista a Gazeta Esportiva, toda colorida, linda, fotos grandes e ficar sonhando, vendo aquelas fotos dos jogadores, em um dia ser um deles. Meu sonho de consumo era ter uma chuteira Gaeta. Milton ouço você todos os Domingos e não raro me emociono com suas histórias. Para mim é uma honra participar do seu QUE FIM LEVOU pois estou em duas paginas de seu site. Uma é minha mesmo e a outra é do Clube Atlético Pirelli. Há muito tempo que eu gostaria de entrar em contato com você e hoje através do Marcos do Terceiro Tempo estou conseguindo. Miltão que Deus lhe dê vida longa pois na nossa idade poder ter alguém como você que nos faça recordar é continuar vivo.
 
Um forte abraço desse seu fã
 
Paulão
ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES