Paul Gascoigne

Ex-atacante inglês
por Marcos Júnior Micheletti
 
O ex-jogador inglês Paul John Gascoigne, ou simplesmente Gascoigne, foi internado em 10 de fevereiro de 2013 na UTI de um hospital norte-americano do Arizona, após uma reação adversa ao tratamento de desintoxicação por alcoolismo.
"Gazza", como também é conhecido, admitiu problemas de dependência com álcool pela primeira vez em 2002 e já esteve internado algumas vezes para tentar se recuperar do problema, sem êxito.
 
Atacante nato, iniciou sua carreira pelo Newcastle United em 1985 e dois anos depois estreou pela seleção inglesa, onde atuou por 57 jogos e marcou 10 gols.
 
Gascoigne, que nasceu na cidade inglesa de Gateshead em 27 de maio de 1967, passou por diversas equipes inglesas após o Newcastle (Tottenham, Middelsbrough, Everton, Burnley e Boston United), alêm da equipe escocesa do Rangers e a chinesa do Gansu Tianma.
 
Na maioria delas, teve problemas com os treinadores, e até na seleção, quando discutiu com Glenn Hoddle. Fora do futebol, os escândalos também faziam parte da rotina de "Gazza", incluindo agressões à esposa, uma prisão por agredir um fotógrafo e noitadas regadas à bebidas e drogas.
 
Fora  de forma, abandonou sua carreira pela primeira vez em 2002 e voltou em 2003 pelo DC United, dos Estados Unidos e acumulou as funções de jogador e treinador do Gansa Tianma. (China) também em 2003, para deixar os gramados definitivamente em 2004, pelo Boston United, da Inglaterra, onde também atuou como treinador. Também treinou as equipes do Kettering Town (Inglaterra) e Algarve United (Portugal).
 
Em 2008, em Portugal,  Gascoigne também foi internado no Hospital de Faro, após ser encontrado semiconsciente no Hotel Vilamoura. Ele apresentava um quadro típico de overdose, após ingerir grandes quantidades de álcool e drogas.
 
Submetido a uma lavagem estomacal e sedado, Gascoigne conseguiu se recuperar, desta, que segundo amigos próximos, foi uma tentativa de suicídio.
 
Disputou uma única Copa do Mundo, a de 1990 (na Itália), e ajudou a Inglaterra nas eliminatórias para a Copa de 1998, mas não foi convocado para disputar o torneio na França, pois não estava em boa forma física.
 
Foi casado com Sheryl Gascoigne, com quem tem uma filha.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES