Patrick Ewing

Um dos maiores pivos da história da NBA
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nacido em Kingston, na Jamaica, Patrick Aloysius Ewing, mundialmente conhecido como Patrick Ewing, é um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Grande ídolo do New York Knics, equipe que defendeu durante 15 anos, o ex-pivô  consquistou duas medalhas olímpicas pela Seleção e teve 11 participações nos All-Star Game, além de entrar para o Hall da Fama. Desde 2007, trabalha como auxiliar técnico do Orlando Magic, última equipe que defendeu como atleta.
Patrick tinha apenas 11 anos quando chegou aos Estados Unidos. Com sua família, cresceu em Cambridge, Massachusetts. Aprendeu a jogar basquete na Universidade de Cambridge Rindge.
A fim de se preparar para a faculdade, Ewing se afiliou a um programa financiado pelo governo federal, preparatório para a faculdade para estudantes do ensino médio. Logo em seguida, seguiu para a Universidade de Georgetown, em Washington.
Na Universidade, ele desenvolveu o hábito de usar uma manga curta debaixo de sua camisa sem mangas. Isso iniciou uma tendência de moda entre os atletas, que dura até hoje.
Na temporada de 1983, conquistou o título NCAA, com uma vitória por 84 a 75 sobre a Universidade de Houston. Ewing se tornou um dos maiores jogadores universitários de todos os tempos.
Em 1985, no Draft daquele ano, Ewing foi selecionado pelo New York Knicks. Embora as lesões terem marcado o seu primeiro ano na Liga, foi eleito a revelação do ano, com médias de 20 pontos, 9 assistências e 2 rebotes por jogo. Logo em seguida, conseguiu o feito de ser o melhor ala da Liga.
No ano anterior, ele esteve no elenco da Seleção dos EUA, que ganhou a medalha de ouro nas olimpíadas de Los Angeles de 1984. O esquadrão norte-americano contava com os astros: Steve Alford, Leon Wood, o próprio Patrick Ewing, Vern Fleming, Alvin Robertson, Jeff Turner e Michael Jordan.
Ele ainda fez parte do Dream Team, o time dos sonhos dos EUA, que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Na ocasião, o quinteto: Magic Johnson, Charles Barkley, Michael Jordan, Pippen e Patrick Ewing formaram aquela equipe imbatível, considerada a melhor de todos os tempos.


Voltando aos Knicks, Patrick participou onze vezes no All-Star Game, o jogo das estrelas. Além disseo, foi uma vez nomeado para o All-NBA First Team, o time ideal da Liga, e seis vezes membro do All-NBA Second Team, o segundo time ideal.
Ewing ainda recebeu a honra de ser eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA.
Nas semifinais da Conferência Leste de 1992, Patrick Ewing viveu um dos momentos mais marcantes de sua carreira, ao parar o Bulls, de Jordan. Em uma das séries, Ewing acabou com a partida, ao anotar um Duplo-Duplo, com 34 pontos e 16 rebotes, além de seis assistências, batendo o Chicago por 94-89. Porém, ele jogou no sufoco o duelo decisivo, após sofrer um entorse no tornozelo.
O ótimo desempenho do ala chamou a atenção do apresentador da emissora NBC, por o Knicks ser a única equipe a conseguir jogar de igual para igual contra o poderoso Chicago Bulls, de Jordan.
Ewing ficou mundialmente conhecido ao participar do filme Space Jam, ao lado de Michael Jordan, Shawn Bradley, Charles Barkley, Muggsy Bogues, e Larry Johnson.
Em 1999, entrou para o top 10 da história NBA, ao anotar um total de 22.000 pontos e 10.000 rebotes, na carreira.
Na temporada seguinte, deixou o Knicks para defender as cores Seattle SuperSonics. Na temporada seguinte, assinou contrato com o Orlando Magic, sua última equipe, que permaneceu até o final de 2002, ano que se aposentou.
Em 07 de abril de 2008, foi eleito para o Hall da Fama do Basquete em Springfield, Massachusetts. Como forma de reconhecimento por tudo que fez no esporte, o New York Kniks imortalizou o número 33 da camisa da equipe nova-iorquina, utilizada por 15 anos por Patrick.
Clique aqui e confira imagens do Memorial do Basquete de Springfield, nos EUA
Acompanhe a partida em que Patrick Ewing marcou 50 pontos na partida contra o Celtics, em 1990


ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES