Pat Riley

Grande treinador da história da NBA

por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Nome certo na lista de melhores treinadores da história da NBA, Patrick James Riley, conhecido como Pat Riley, conquistou seis títulos da Liga Americana de Basquete, cinco deles como técnico e um como atleta. Ele, que nasceu no pequeno município de Rome, no Estado de Nova Iorque, no dia 20 de março de 1945, ainda conquistou três vezes o título de melhor treinador da temporada e dirigiu no All-Star Game, o jogo das estrelas, em nove ocasiões. Em abril de 2008, Pat se tornou o presidente do Miami Heat, clube que ganhou seu último título, em 2006.
Riley começou sua carreira logo cedo, jogando no Linton High School, em Schenectady, município de Nova Iorque. Pelo colégio, o versátil atleta fez boas partidas, mostrando que seria mais um a seguir na carreira de basquete. Quando ingressou na Universidade de Kentucky, em 1966, ele continuou mantendo bons números, até ser selecionado pelo San Diego Rockets, na primeira rodada do Draft de 1967.
Dois anos depois, assinou com o Trail Blazers, no projeto de expansão da NBA 1970. Porém, permaneceu pouco tempo na equipe de Portland, sendo negociado com o Los Angeles Lakers, onde conquistou seu primeiro título da NBA, em 1972.
Apesar de ter conquistado o título da Liga logo cedo, Ele se aposentou, após a temporada 1975/76, terminando a carreira com pequena média de 7,4 pontos por partida.
Riley voltou à NBA em 1977, para trabalhar na área social do Lakers. Porém, durante a temporada 1979/80, quando o técnico da equipe principal, Jack McKinney, foi ferido durante um acidente de bicicleta, quase fatal, o assistente técnico Paul Westhead assumiu as funções da equipe. Sendo assim, Pat, em seguida, se tornou assistente do Westhead, no banco de reservas.
Em 1981, o astro Magic Johnson anunciou sua insatisfação no time, por atuar fora de sua posição. Sendo assim, o presidente da franquia demitiu o técnico Paul Westhead do cargo, deixando a vaga de treinador em aberto para Pat Riley assumir.
Riley levou o Lakers a quatro aparições consecutivas nas finais da NBA. Seu primeiro título veio em sua primeira temporada, contra o Philadelphia 76ers, em 1982. As duas equipes voltaram para as finais do próximo ano, mas Lakers Riley foram varridos pelo 76ers.
Na temporada de 1984, o Los Angeles perdeu nas finais para o Boston Celtics, em sete disputados jogos. Porém, sua equipe ganhou o título da temporada seguinte, em cima do próprio Celtics, devolvendo a derrota no campeonato anterior.
Em 1987, Riley treinou uma equipe de Lakers que é considerado um dos melhores times de todos os tempos. Além de Magic Johnson, a equipe ainda contava com: James Worthy, Kareem Abdul-Jabbar, Michael Cooper, Scott Byron, AC Green, Mychal Thompson e Kurt Rambis. Com esse esquadrão, o Lakers terminou a temporada regular com 65 vitóras e apenas 17 derrotas, o terceiro melhor da história da equipe. Na decisão, a equipe bateu novamente o Celtics, de Larry Bird.
Na temporada seguinte, o Lakers de Riley consquitou o bi-campeonato, ao bater o Detroit Pistons em sete disputados confrontos. Mesmo não realizando partidas memoráveis como a do campeonato anterior, o Los Angeles mostrou que ainda era a melhor equipe de toda a NBA, na época.
Riley deixou o comando da equipe da Califórnia, em 1990, após ser eliminado nos playoffs pelo Phonenix Suns. Mesmo assim, ele conquistou o título de melhor treinador daquela temporada.



Após deixar o cargo de treinador, Riley aceitou um emprego como comentarista de televisão para a NBC. No entanto, este trabalho durou apenas um ano, após ele assinar contrato com o New York Knicks, em 1991.
Dois anos depois, em 1993, ele liderou os Knicks com o melhor registro da temporada regular na história da equipe, recebendo seu segundo título de melhor treinador da Liga.
Em 1995, Riley deixou o Knicks para trabalhar no Miami Heat, mesmo tenho mais um ano de contrato com o New York, causando mal-estar na sua saída do time.
Logo em sua primeira temporada no Heat, foi massacrado, logo na primeira rodada dos playoffs, pelo Chicago Bulls de Phil Jackson.
Em 1997, Riley derrotou sua antiga equipe, o New York Knicks, em uma série de sete disputados jogos. Avançando para as finais da Conferência Leste, pela primeira vez na história da franquia, o Heat provaram não ser páreo para o Bulls, perdendo novo duelo contra Phil Jackson. Apesar do revés, Pat conquistou seu terceiro título de melhor treinador do ano, depois de liderar Miami para um recorde de 61 vitórias em 82 partidas, na temporada regular.
Em 2004, ele abriu mão do cargo de treinador do Miami Heat para se dedicar às funções de gerente geral da equipe. 
No final de dezembro de 2005, Riley volta ao cargo de treinador do Miami, substituindo Stan Van Gundy, que, após péssima campanha pela equipe, renunciou a função para passar mais tempo com sua família.
Na temporada de 2006, Riley levou o Heat para a decisão da Liga, contra o Dallas Mavericks. Apesar de ter perdido os dois primeiros jogos em Dallas, o Mimai se venceu os quatro jogos seguintes, conquistando o primeiro título da história dafranquia.
Ao lado de Alex Hannum e Phil Jackson, Pat Riley se tornou um dos poucos treinadores a conquistar a NBA em diferentes equipes.
Em abril de 2008, Riley deixou o cargo de técnico para se tornar presidente do Miami Heat.
Em 2011, foi eleito o dirigente do ano, pela NBA.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES