Palmirinha

A vovó mais querida do Brasil
por Túlio Nassif

A nossa querida vovó Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, nasceu no dia 29 de junho de 1931, em Bauru, cidade do interior de São Paulo. Ela morreu no dia 7 de maio de 2023, aos 91 anos, em São Paulo. 
 
Era culinarista e apresentadora de televisão brasileira. A vovó mais querida do Brasil deixou três filhas, seis netos e três bisnetos.

Escreveu a sua história na televisão por mais de 20 anos. Recebia convites para marcar presença em vários programas de TV, rádio, revistas e jornais. Também fazia campanhas publicitárias, sendo atração entre os jovens como musa do "Top Five do CQC" e até mesmo hit na internet com a sua popularidade e carisma. Foi uma das apresentadoras do "VMB Brasil", na MTV e, na sequência, foi contratada pela Fox International Channels Brasil no canal Bem Simples.

A carreira na televisão começou quando ainda fazia salgados e doces para vender e sustentar suas três filhas, depois que se separou do marido. A primeira aparição na TV foi quando, convidada por Sílvia Poppovic para participar de um quadro do programa, onde o tema era "Criei Meus Filhos Sozinha". Além de contar sua história, Palmirinha presenteou a apresentadora com uma cesta de salgadinhos.

Seu talento despertou interesse da apresentadora Ana Maria Braga que a convidou para participar do programa "Note e Anote", na época, pela Rede Record. Lá, permaneceu como colaboradora de um quadro da programação por mais de cinco anos, ensinando os "macetes" de uma boa culinária de um modo simples e divertido.

E foi Ana Maria Braga quem a apelidou de "Palmirinha", pois ela referia-se sempre à Ana, como Aninha. Um gesto de carinho entre as duas, que se tornaram grandes amigas.

Em maio de 1999, recebeu uma proposta da TV Gazeta para atuar como colaboradora dos programas Mulheres e Pra Você com suas receitas. Nesse meio tempo, passou a comandar em fevereiro de 2005 o programa "TV Culinária", mostrando o passo-a-passo de receitas e tirando dúvidas dos telespectadores.

Por decisão própria de não renovar contrato com a TV Gazeta onde permanecera por 11 anos, no dia 30 de agosto de 2010, deixou o comando do programa "TV Culinária". Segundo informações, ela pretendia se dedicar a projetos pessoais. O programa teve continuidade, onde Palmirinha foi substituída pela jornalista e apresentadora Viviane Romanelli.

Em fevereiro de 2012 houve rumores da contração de Palmirinha pelo canal de TV a cabo Bem Simples, do grupo Fox. E o que era hipótese, se concretizou. Sua estreia aconteceu no dia 11 de julho de 2012, no programa intitulado "Programa da Palmirinha".

Guinho

Guinho era o boneco da Vovó Palmirinha. Criado pelo ator manipulador Anderson Clayton, fazia as perguntas que as donas de casa gostariam de fazer à Palmirinha e dava alegria e descontração ao quadro de culinária, fazendo muito sucesso com as crianças.

Ele participava de comerciais, programas de televisão, eventos e entrevistas, sempre ao lado da vovó mais querida do Brasil.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES