Pai Santana

Ex-massagista do Vasco
por Marcelo Rozenberg
 
Eduardo Santana, ou Pai Santana foi um dos personagens mais emblemáticos do futebol brasileiro. Faleceu no Dia de Todos os Santos, 01 de novembro de 2011, aos 77 anos, no Rio de Janeiro.

 Foi considerado um  "bruxo," conselheiro espiritual e conselheiro religioso, na verdade foi massagista de ofício, embora na juventude tenha sido um promissor lutador de boxe.

Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 2006, o emblemático ex-massagista ficou fadado à cadeira de rodas, mas continuava apaixonado pelo Vasco.

Em 1954 começou a massagear os jogadores do Vasco. Cinco anos depois, passou pelo Bahia, com direito à conquista da Taça Brasil de 1959.

Em 1974, chegou até a ser treinador do Vasco durante um torneio em Curitiba. Mas após conquistar o título, adiantou que jamais sentaria no banco de reservas para exercer esta função.

Em 2007 um documentário foi feito sobre a sua vida por alunos do núcleo de arte da Escola Municipal Alencastro Guimarães, do bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Com duração de quatro minutos, foi selecionado para exibição na mostra Geração, segmento infanto-juvenil, do Festival do Rio/2007.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES