publicidade

Osmar de Oliveira

Médico e jornalista esportivo
por Marcelo Rozenberg e Milton Neves
 
Osmar de Oliveira, o doutor Osmar Pereira Soares de Oliveira, nascido em São Paulo no dia 20 de junho de 1943, era um dos mais conceituados profissionais do mundo do futebol, da medicina e da crônica esportiva do Brasil.
 
Ele morreu no dia 11 de julho de 2014, aos 71 anos, em São Paulo. Osmar estava internado no Hospital AC Camargo onde se recuperava de uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata.
 
Ortopedista, corintiano e jornalista diplomado, o "doutor Osmar" foi o único narrador esportivo de TV que transmitiu futebol em todos os canais abertos de TV do Brasil com cabeça de rede em São Paulo.
 
Como médico, trabalhou no São Bento de Sorocaba, no Corinthians, na Seleção Paulista e operou dezenas de atletas famosos como os jogadores Ado, Mirandinha e Tião, o tenista Fernando Meligeni, a "Rainha Hortência", "Magic Paula", João do Pulo, entre outros.
 
Em 2002, foi contratado pela Record para integrar a equipe de esportes capitaneada por Milton Neves. Em agosto de 2007, acertou com a Rede Bandeirantes para narrar e comentar futebol.
 
Em sua trajetória no jornalismo esportivo brasileiro, Osmar de Oliveira participou de cinco Copas do Mundo e de seis Jogos Olímpicos, além de três Panamericanos e mais sete coberturas de outras Copas e Campeonatos Mundiais.
 
Em 2008, o Corinthians inaugurou no Parque São Jorge um centro de preparação e reabilitação de atletas, e o batizou com o nome de Osmar de Oliveira (CEPROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira).
 
Em 10 de julho de 2013 sofreu um infarto e foi submetido a um cateterismo. Foram implantados dois stents em duas artérias entupidas. O procedimento foi realizado no Hospital São Luiz, no bairro do Morumbi, zona oeste de São Paulo.
 
Em maio de 2014 foi submetido a uma cirurgia por conta de um tumor na próstata. Ele teve uma complicação (problema de coagulação) e ficou internado na UTI do Hospital AC Camarco, em São Paulo, desde 17 de maio de 2014.
 
O Dr. Osmar de Oliveira criou na década de 80 o Institudo Osmar de Oliveira, uma clínica especializada em ortopedia, reabilitação e medicina esportiva, com unidades em Perdizes (zona oeste) e Itaquera (zona leste), ambas na capital paulista. Clique aqui e conheça o Instituto Osmar de Oliveira
 
Abaixo, vídeo que o Dr. Osmar gravou para falar de sua nova clínica, em Itaquera, zona leste de São Paulo

Doutor Osmar não escondeu a admiração por Milton Neves na reportagem da entrega de "Título de Cidadão Goiano". Veja o Vídeo


Clique aqui e confira a "Marchinha do Miltão", com a participação do Doutor Osmar de Oliveira, criada pela equipe do Animatunes

No dia 22 de outubro de 2013, o Portal UOL Publicou uma matéria com o médico e jornalista Doutor Osmar.

Milton Neves costumava brincar muito com o querido Dr. Osmar de Oliveira, falando que ele era muito parecido com o ator Jorge Louredo, que imortalizou o personagem humorístico "Zé Bonitinho".

Em 2001, Milton Neves fez uma participação especial como professor da Escolinha do Barulho, programa exibido pela Rede Record.

No trecho abaixo, Zé Bonitinho, personagem do ator Jorge Loredo, falecido no dia 26 de março de 2015, contracena com Milton logo no começo do vídeo, emprestando seus famosos óculos a Milton Neves.

Também participam o também saudoso Marcos Plonka, Castrinho, Paula Melissa (a dona Fifi de Assis) e Paulo Silvino, entre outros.

    ver mais notícias
    comments powered by Disqus

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      23
    • 2 Grê
      22
    • 3 San
      16
    • 4 Bot
      15
    • 5 Cor
      15
    • Veja tabela completa

    Últimos craques