Oscar Tabárez

Treinador da Seleção Uruguaia
por Diogo Miloni
Oscar Washington Tabárez, ou simplesmente Oscar Tabárez é um ex-jogador de futebol que aprimorou seus conhecimentos para tornar-se técnico. Em 2012, seguia há seis temporadas consecutivas no comando da Seleção Uruguaia.
 
Natural de Montevidéu, capital do Uruguai, Oscar nasceu no dia 3 de março de 1947 e iniciou sua carreira, em 1967, no modesto Sud América, clube da Segunda Divisão do futebol nacional. Até 1979, ano que pendurou as chuteiras, tinha atuado em diversas equipes de seu próprio país, da Argentina e até no México, mas sem grandes feitos como atleta.
 
Em 1980, no Bella Vista-URU, Tabárez debutou como técnico, ficando por três anos na direção do time. O rápido sucesso gabaritou o comandante para passar por algumas das melhores equipes do continente, como Peñarol, Boca Juniors e Deportivo Cali.
 
Com boas experiências em elencos jovens, Tabárez foi convidado para chefiar as seleções de base do Uruguai, sendo responsável pela revelação de alguns jogadores que iriam trabalhar com ele posteriormente na equipe principal.
 
Porém, até 1988, o treinador tinha o estigma de resistir no cargo por apenas uma temporada. Tabu quebrado quando Oscar Tabárez assumiu a Seleção Uruguaia pela primeira vez, levando a Celeste Olímpica à Copa do Mundo de 1990. Nas oitavas de final, após uma campanha irregular na primeira fase, os uruguaios foram derrotados por 2 a 0 pela Itália e deram adeus ao sonho do tricampeonato.
 
Entre 1994 e 1999, o comandante trocou o futebol sul-americano pelo Velho Continente, trabalhando em Milan e Cagliari, da Itália, e Real Oviedo, da Espanha. O retorno foi para a Argentina, onde treinou o Veléz Sársfield e, novamente, o Boca Juniors.
 
Sem vaga para a Copa do Mundo de 2006, a Federação Uruguaia decidiu trazer  Oscar Tabaréz de volta. Sua missão era clara: levar a Celeste Olímpica ao mundial de 2010, na África do Sul. Contando com uma equipe experiente e os belos gols de Diego Forlán, o treinador conseguiu chegar a quarta colocação do mundial, feito que trouxe novas esperanças para o futebol nacional.
 
Em 2011, comandados por Tabárez, o Uruguai conquistou a Copa América, disputada na Argentina.
 
Na Copa do Mundo de 2014, Tabárez caiu no grupo da morte, ao lado de Inglaterra, Itália e a zebra Costa Rica. Perdeu o primeiro jogo para o time da América Central. Todos o criticaram, mas como a os costarriquenhos também venceram os italianos e empataram com os ingleses, a graça acabou e a disputa por uma vaga ficou mais acirrada ainda.
 
Ócasr venceu os ingleses e os italianos e ficou com a vaga, mandando dois campeõs do mundo para casa, ainda na primeira fase. Tabárez foi eliminado pela excelente Colômbia na fase seguinte.
 
Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES