publicidade

Oscar Scolfaro

Ex-árbitro e comentarista
Por Ednílson Valia
 
O ex-árbitro Oscar Scolfaro, aposentado da Sanasa (a Sabesp de Campinas) e do 5º Cartório de Notas, morreu Campinas, cidade em que morava, em 9 de setenbro de 2017, vítima de câncer.
 
Nas rodas de amigos, não escondia que era corintiano, algo que nunca revelou quando estava na ativa. Scolfaro era dono de um lava-rápido e comentou futebol na TV e no rádio.

Na opinião do ex-juiz, Romualdo Arpi Filho e Dulcídio Vanderlei Bosquilla foram exemplares com o apito na mão. Ele viveu a melhor fase da carreira no início dos anos 80, quando apitou jogos memoráveis e se meteu em polêmicas.
 
Revolta pernambucana
 
Até hoje, a torcida do Sport considera Scolfaro persona non grata na Ilha do Retiro. Em 1982, o ex-árbitro é acusado de ter "roubado" o Leão no Recife contra o Flamengo de Zico.

Os pernambucanos venceram o confronto por 2 a 1, mas o resultado foi insuficiente para fazer o time nordestino seguir na competição - era necessário um triunfo por três gols de diferença.

Aos 32 minutos do segundo tempo, o goleiro Raul fez uma bela defesa depois do chute do meia Edson Ratinho. A bola correu para a lateral da área, rente à linha de fundo. O ponta-esquerda Bebeto dominou a redonda e cruzou para o próprio Ratinho, que completou para as redes. Àquela altura, o placar apontava 2 a 1 para os mandantes.

Só depois do gol, o auxiliar Almir Laguna levantou a bandeira e marcou escanteio para o Sport, embora todos tenham visto que a bola não saiu após a defesa de Raul. A decisão foi acompanhada pelo juiz Oscar Scolfaro, o que provocou constrangimento até mesmo nos flamenguistas, segundo relatos da época.

Os gremistas também não perdoam Scolfaro

No jogo-extra que decidiu o Brasileirão de 82, entre Flamengo e Grêmio, o Tricolor jogava pelo empate no Olímpico. O rubro-negro vencia o confronto por 1 a 0 quando Baltazar cabeceou.

Segundo os gaúchos, o volante Andrade meteu a mão na bola em cima da linha  para salvar o gol. Já os cariocas afirmam que foi o goleiro Raul o verdadeiro autor da defesa que garantiu o caneco à equipe da Gávea.

Os gremistas mais fanáticos dizem ainda que, independentemente de qual flamenguista tocou a mão na bola, a redonda já havia entrado.
    ver mais notícias

    Selecione a letra para o filtro

    publicidade
    • Tabela

    • BRASILEIRÃO 2017

    • Classificação
      Pontos
    • 1 Cor
      71
    • 2 Grê
      61
    • 3 Pal
      60
    • 4 San
      59
    • 5 Cru
      56
    • Veja tabela completa

    ÚLTIMOS CRAQUES