Orlando Gato Preto

Ex-goleiro da Lusa
por Gustavo Grohmann e Milton Neves
 
Orlando Alves Ferreira, o Orlando Gato Preto, arqueiro da Portuguesa de Desportos nos anos 60, morreu no dia 19 de julho de 2007, às 5h37, no Hospital do Mandaqui (zona norte de São Paulo), em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Ele morava em São Paulo, na Vila Albertina, prestava serviços para a prefeitura de São Paulo pela "Cooperativa Craques de Sempre" e tinha uma escolinha só para goleiros no bairro de Santana, zona norte de São Paulo.

A carreira

Nascido no dia 25 de julho de 1940, Orlando começou a carreira em 1960, defendendo a meta do São Cristovão (RJ), onde ficou por dois anos.

Alcançou seu maior sucesso em sua passagem pela Portuguesa de Desportos, de 1963 a 1974, onde fez grandes jogos e belas defesas, principalmente nos bombardeios de Pelé, Pepe, Coutinho e companhia.

Orlando Gato Preto passou ainda pelo Sampaio Correia (MA), pelo Operário de Campo Grande (MS) e pelo Operário de Várzea Grande (MT), quando, em 1976, encerrou a carreira. Orlando Gato Preto, que ganhou esse apelido por ter grande elasticidade e agilidade, era casado (veja foto) e deixou três filhos e três netos.

ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES NO "GOL, O GRANDE MOMENTO DO FUTEBOL", DA BAND, OS GOLS DE PORTUGUESA 3 X 3 INTERNACIONAL. ORLANDO GATO PRETO ERA O GOLEIRO DA PORTUGUESA

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O JOGO ENTRE PORTUGUESA X INTER EM 1968, ESCRITA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES